Alemanha e Inglaterra: grande jogo e uma enorme polêmica

Alemanha e Inglaterra realizaram uma das melhores partidas da Copa do Mundo neste domingo na cidade de Bloenfontein, na África do Sul onde aconteceu também o maior erro de arbitragem, cometido pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda e seu assistente, também uruguaio, Maurício Espinosa.

Polêmica a parte, o jogo pode ser qualificado como o melhor da Copa até agora. Alemanha começou com disposição e fez 1×0 com Klose aos 20 minutos, o seu 12º gol em mundiais, ficando a três do recorde de Ronaldo Nazário.

Aos 33, outra trama alemã redundando em gol de Podolsky. A reação inglesa veio com o tento anotado de cabeça por Upson aos 37.

Aos 37, a grande polêmica, gol de Lampard para a Inglaterra não validado pela arbitragem. Lampard disparou de fora da área e a bola tocou no travessão e no chão, 33 centímetros dentro do gol conforme mostraram as imagens. Seria o empate inglês.

Imediatamente veio à tona o lance que mudou a história da final entre ingleses e alemães na  Copa de 1966. Há 44 anos atrás, a bola tocou no travessão e no chão e não entrou, porém o árbitro apontou o meio do campo e deu o gol para a Inglaterra, que acabou ficando com o título.

Voltando ao jogo deste domingo, a Inglaterra voltou disposta a reagir no segundo tempo. Mas, ao avançar deixou espaços em sua defesa e a Alemanha não deixou por menos e se aproveitou utilizando o contrataque mortal, fazendo mais dois tentos através de Mueller aos 22 e 25 minutos, tendo sido ele escolhido o nome do jogo pela FIFA.

Todos reconheceram o erro da arbitragem, reconhecendo também o melhor futebol da Alemanha, que segue para jogar as quartas de final e eliminação dos ingleses.

Argentina classificada

Mais tarde no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, foi a vez da Argentina eliminar o México por 3 tentos a 1, partida que também não ficou livre de polêmica. O primeiro gol do time de Maradona foi irregular, impedimento de Tevez não marcado, aos 26 minutos.

O México que havia começado bem a partida e criado algumas boas oportunidades, se abateu um pouco e levou o segundo gol aos 33 minutos, numa entregada de Osório, que Higuaín aproveitou para tocar para as redes.

No segundo tempo, Carlitos Tevez voltou a marcar aos 8, um golaço. O México se despediu com o gol de Javier Hernandez aos 27 minutos.

Oitavas

Os jogos desta segunda-feira pelas oitavas de final são: Em Durban, às 11 horas, Holanda x Eslováquia e às 15:30 em Joanesburgo, no Estádio Elis Park, Brasil x Chile. Na terça jogam: Paraguai x Japão, Espanha x Portugal.

Quartas

Os confrontos confirmados até agora nas quartas-de-final: Uruguai x Gana, Alemanha x Argentina.

Por: Adamar Gomes