Argentina fecha primeira fase com 100% de aproveitamento

A terça-feira mostrou o início da terceira e última rodada da fase de grupos do Mundial da África do Sul, apontando os classificados das chaves A e B.

No Grupo A, Uruguai e México ficaram com as vagas. Uruguai em primeiro com 7 pontos ganhos, depois de passar pelo México por 1×0, gol de Luís Suarez, aos 43 minutos do primeiro tempo em Rustemburgo. Os mexicanos terminaram com quatro pontos.

Agora os uruguaios enfrentam a Coréia do Sul, segunda colocada do Grupo B. Já os mexicanos, vão enfrentar a Argentina.

França e África do Sul jogaram ainda pelo Grupo A em Bloenfontein e morreram abraçado, pela vitória da seleção comandada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira por 2×1. Khumalo e Mphela fizeram os gols dos Bafana Bafana. Malouda marcou para a decepcionante seleção francesa, que termina de forma amarga sua participação na Copa. África do Sul conseguiu quatro pontos e a França, apenas um.

Depois de estrear contra o Uruguai (zero a zero), a França fez um papelão diante do México, perdendo por 2×0 e se despedindo levando de 2×1 dos anfitriões.

Depois do segundo jogo, o atacante Anelka foi desligado da seleção por um desentendimento com o treinador mau humorado Domenech. Em protesto, os jogadores boicotaram um treinamento que estava marcado. E no jogo final, ainda perdeu o jogador Gourcuff, por expulsão. Pálida participação dos campeões de 98.

A África do Sul disse adeus, propiciando mais um registro inédito na história das Copas: pela primeira vez uma seleção anfitriã é eliminada na primeira fase da competição.

Grupo B

Argentina e Coréia do Sul foram os classificados no Grupo B. A seleção de Maradona terminou em primeiro com 9 pontos, ou seja, 100% de aproveitamento. Os sulcoreanos foram para as oitavas na segunda posição, depois do empate com a Nigéria em 2×2. Assim, Nigéria e Grécia são eliminados.

A classificação do Grupo ficou assim: Argentina (9), Coreia do Sul (4), Grécia (3) pontos. Nigéria decepcionou e ficou em último da chave só com um ponto.

Argentina e Grécia em Polokwane teve gols só no segundo tempo. Os 2×0 para os argentinos foram conseguidos por Demichelis e Palermo. O treinador Maradona deixou de fora alguns titulares e escalou um mistão para enfrentar os gregos. Messi jogou e ainda não marcou no Mundial.

Em Durban, despedida da Nigéria com os 2×2 diante da Coreia do Sul. Uche e Yakubo, de pênalti, fizeram os gols nigerianos. Para os sulcoreanos, gols de Lee Jung Soo e Park Shu Young.

Jogos da Quarta-feira

Quatro partidas serão disputadas nesta quarta-feira (23) na Copa do Mundo, com as definições nos Grupos C e D.

Às 11 horas, pelo Grupo C, Eslovênia enfrenta a Inglaterra e os Estados Unidos jogam contra a Argélia. Eslovênia lidera com (4); Inglaterra e Estados Unidos (2) e Argélia (1).

Os jogos das 15:30 são pelo Grupo D. Gana e Alemanha, Austrália e Sérvia. Gana lidera (4), Alemanha e Sérvia (3) e Austrália (1).

Quanto aos jogos desta terça, o Uruguai mostrou novamente que está num bom momento. A Argentina jogou pro gasto contra os gregos e também aparecem como uma força considerável na competição. México vai ter uma “parada” pela frente, a Argentina e a Coreia do Sul não deve ter esperança contra o Uruguai.

No mais, Grécia e Nigéria decepcionaram, não como a França, que tinha obrigação de mostrar mais (fez uma lambança nesta Copa). Os anfitriões eram isto mesmo: só animação, fogo de palha e vuvuzelas.

Por: Adamar Gomes