Clubes alteram a fórmula do Módulo I para 2011

Os clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro reuniram-se na tarde desta terça-feira, dia 9, na sede da FMF para aprovarem a fórmula de disputa de 2011. Na primeira fase, as doze equipes se enfrentam em turno único, classificando-se as quatro primeiras colocadas para as semifinais, diferentemente do campeonato deste ano, que classificou as oito melhores para a sequência na competição.

Nas semifinais e finais haverá jogos de ida e volta e a equipe com melhor retrospecto poderá escolher a ordem do mando de campo. Os dois piores colocados da primeira fase serão rebaixados para o Módulo II de 2012. Início da competição será no dia 30 de janeiro e término em 15 de maio.

Participam do Módulo I: Atlético, Cruzeiro, América, Democrata de Governador Valadares, Tupi, Ipatinga, Villa Nova, Uberaba, Caldense, América de Teófilo Otoni e mais Guarani e Funorte, que vieram do Módulo II. O time de Montes Claros conquistou a vaga, após os pontos perdidos pelo Mamoré no STJD, no julgamento do caso que ficou conhecido como “Vitinho”.

Campeonato de 2010

Neste ano, os oito primeiros colocados na primeira fase foram, pela ordem: Cruzeiro, Democrata GV, Tupi, Atlético, Tupi, Ipatinga, América, Villa Nova e Uberaba. Caldense e América de Teófilo Otoni não conseguiram avançar. Uberlândia e Ituiutaba foram os rebaixados.

Nas quartas-de-finais, Cruzeiro eliminou o Uberaba, Ipatinga tirou o Tupi, Atlético eliminou o América e o Democrata GV despachou o Villa Nova.

Nas semifinais, Atlético enfrentou o Democrata GV e venceu a primeira no Ipatingão por 2×1, empatando em 0x0 no Mineirão. Ipatinga eliminou o Cruzeiro, com o empate em 0x0 no Ipatingão e vitória de 3×1 no Gigante da Pampulha.

Atlético e Ipatinga decidiram o título. No dia 25 de abril, vitória do Galo no Ipatingão por 3×2 e no dia 2 de maio, 2x para o Atlético no Mineirão.(AG)