Cruzeiro 88 anos

Cruzeiro Esporte Clube - 88 anosDois de janeiro de 1921. Nascia o Cruzeiro Esporte Clube. Hoje: 88 anos de existência. Uma vida de muita conquista. Remontemos ao passado para constatar de que forma surgia esta agremiação em Belo-Horizonte para conquistar Minas, o Brasil e o Mundo. Era a colônia italiana de BH que tem o primeiro impulso para fundação da Societá Sportiva Palestra Itália. Palestra Itália ou Palestra, era assim que ficou conhecida a equipe azul no início da década de 20 do século passado.

Você sabia que as cores adotadas pelo Palestras eram as mesmas da bandeira italiana. É verdade: camisa verde, calção branco e meias vermelhas, com detalhes em branco e verde.

Um fato marcante em 1925, com a extinção da cláusula do estatuto que impedia a participação de atletas de outras nacionalidades. Outra modificação feita foi o aportuguesamento do nome do clube que passou a se chamar Sociedade Sportiva Palestra Itália, que perdurou até 1942, na Segunda Guerra Mundial. Foi quando o governo brasileiro, através de decreto lei, proibiu o uso de termos e denominações referentes às nações inimigas. Neste dia, 30 de janeiro de 1942, o Palestra Itália passou a se chamar Palestra Mineiro.

Nova mudança de nome em 1942, dia 29 de setembro: De Palestra Mineiro para Ypiranga. Não vingou. Não agradou. Morreu no nascedouro. Com este nome, como consta na história do clube, a durabilidade foi mínima. Apenas um partida disputada com nome de Ypiranga.

E chegamos ao dia 7 de outubro de 1942. Sócios e dirigentes reunidos. Aprovado o novo nome: CRUZEIRO ESPORTE CLUBE. Convenhamos que dentre estes nomes todos é o mais bonito. Os cruzeirenses aprovaram integralmente. Pegou e ficou. O nome CRUZEIRO foi uma homenagem a um dos símbolos da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul. Quem sugeriu este nome foi um ex-presidente da agremiação, Oswaldo Pinto Coelho.

Tai o Cruzeiro. Sete conquistas internacionais, com importância maior para as Libertadores de 1976 e 1997.

Outros títulos: Taça Brasil de 1966, Brasileirão de 2003, Copas do Brasil de 1993, 1996, 2000 e 2003.

Ao todo são 53 conquistas, das quais 34 são títulos do campeonato Mineiro.

É isto… Parabéns Cruzeiro, parabéns cruzeirenses. Time de tradição, ganhador de títulos, de uma boa estrutura e de um incrível poder de fogo.

Time ambicioso, de olho em novas conquistas, tanto é que o presidente Zezé Perrela tem como meta a conquista do tricampeonato da Libertadores e tentar o título inédito do Mundial da FIFA, em dezembro, que será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Prá terminar…

Os 88 anos de fundação do Cruzeiro terá comemoração em Belo-Horizonte com uma missa no Salão Nobre da sede do Barro Preto às 19 horas.

A saudação do AG ESPORTE ao ilustre aniversariante do Dia.

(AG)