Fiel comemora título

O titulo brasileiro do Corínthians é merecido. Afinal foi o time que mais vezes ficou em primeiro lugar ao longo das 38 rodadas, por 27 vezes. O empate de zero a zero com o Palmeiras no Pacaembu, deixou o pentacampeão com dois pontos de vantagem sobre o Vasco da Gama, que terminou em segundo, com o empate diante do Flamengo, no Engenhão, por 1×1. No ano de superação, o Vasco, após vexame no campeonato estadual, conquistou a Copa do Brasil e chegou às semifinais da Sul-Americana.

Torcedores prestaram homenagem póstuma a Sócrates (o Dr. Sócrates), que faleceu na madrugada de domingo, aos 57 anos.

Encerrado o Brasileirão 2011, o vexame ficou por conta do futebol mineiro, com o rebaixamento do América e com as colorações de Atlético e Cruzeiro, em 15º e 16º, respectivamente, beirando a zona da degola. Aliás, o Cruzeiro só escapou na última rodada, com uma frenética goleada de 6×1 prá cima do Galo, prá não depender de qualquer outro resultado.

Pior para o Atlético Paranaense, que fez o dever de casa, mas não conseguiu escapar da queda, pelo resultado conseguido pela Raposa. O Ceará, que poderia complicar a vida do Cruzeiro, em caso de insucesso na equipe mineira na Arena do Jacaré, terminou de forma melancólica, batido pelo Bahia, em Salvador.

O Galo, que começou bem a competição, foi ao longo da disputa caindo pelo tabela e, na maioria das vezes, freguentou as últimas posições. A reação no returno deu a tranquilidade para o jogo final, sem riscos de rebaixamento. De qualquer forma fica a lição para Cruzeiro e Atlético, para a disputa de 2012. Os seus torcedores não merecem campanha como essa. Que abram os olhos!!!

Libertadores

Conseguiram vaga na Libertadores do ano que vem: Corínthians, Vasco, Fluminense, Flamengo e Internacional, além do Santos, como campeão da última edição. São Paulo, Figueirense, Coritiba e Botafogo ficaram pelo caminho.

Sul-Americana

Disputarão a Copa Sul-Americana: São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Goianiense e Bahia, esses dois últimos conquistando vagas na rodada final do Brasileirão.

Atlético e Cruzeiro não conseguiram vagas, sequer para a Sul-Americana.

Rebaixados

Avaí (lanterninha), América (vice-lanterna) entraram para a 38ª rodada, na condição de rebaixados. Ceará e Atlético Paranaense farão ao companhia a esses dois na disputa da Série B do ano que vem.

Da “B” para a “A” virão: Portuguesa, Ponte Preta, Náutico e Sport, dois paulistas e dois pernambucanos.

Num campeonato de muita emoção, a conquista justa do Corínthians e a lição de superação do Vasco da Gama, que pretendam a atenção do torcedor até o último instante.

(AG)