Final do Circuito Minas Gerais de Xadrez em Patos de Minas

Torneio aconteceu no domingo (23) no SEST SENAT. Com isso está encerrado o Circuito Minas Gerais de Xadrez Rápido SLX 2016, após seis etapas classificatórias, disputadas em diferentes cidades ao longo do ano passado, com a participação de mais de 300 pessoas, média de 51 por etapa.

Trinta enxadristas foram para a fase final. Houve cinco rodadas em sistema suíço, com tempo para reflexão de 30 minutos para cada jogador.

Após o término das rodadas, o Mestre Nacional José Antonio Nery Júnior, do Praia Clube de Uberlândia, confirmou seu favoritismo e sagrou-se campeão, com 4,5 dos 5 pontos possíveis. O patense Daniel Victor Sousa ficou com o vice-campeonato com 4 pontos conquistados. O Aspirante a Mestre, Wesley José Dias, da Academia araxaense de xadrez, ficou com o terceiro lugar, conseguindo 3,5 pontos.

Os outros patenses participantes: Gladson Campos, Gabriel Alves, Paulo Rokiman, Jorcelino Barbosa e Maryelli Cristian, que terminaram em 9º, 11º, 13º, 16º e 17º lugares, respectivamente. Destaque para Maryelli, que ficou com o título de campeã feminina do circuito.

Paralelamente ocorreu o torneio de Verão SLX 2017, vencido por Cláudio Roberto, do Clube de Xadrez de Uberlândia, seguido por Márcio Henrique Jacob, de Catalão. Tiago Toitio, de Uberlândia ficou em terceiro e Carlos Chilon Júnior, de Patos de Minas, foi o quarto colocado.

Antes do início da final ocorreu o Aberto blitz da SLX 2017. O campeão foi José Antonio Nery Júnior, seguido pelo patense Gladson de Castro e em terceiro, Frederico Armond, de Monte Carmelo.

Todos os eventos valeram pelo rating nacional LBX (Liga Brasileira de Xadrez) e foram arbitrados por Washington Miguel da Silva.

A novidade desse ano foi a transmissão “ao vivo” pelo Facebook, em uma das mesas, alcançando uma audiência considerável no meio da comunidade enxadrística.

A organização agradece aos apoiadores e patrocinadores: SEST SENAT, Friomaq, Patos Máquinas, SICOOB-Credipatos, Noivas by Carlos Jr., Iamaq, Luanews fotografias, Restaurante Galopeira e MotoAgra Baterias.

Em fevereiro já começa a temporada 2017.

AGesporte
Fonte: LXDAP