Fluminense é o campeão do Brasileiro

Termina o Campeonato Brasileiro de 2010 com  a conquista do Fluminense, que fora campeão em 1984. Portanto, é o segundo título do time das “Laranjeiras”, que esteve na liderança em 23 das 38 rodada da competição. Este foi o oitavo campeonato na era dos pontos corridos.

Para a rodada final, o Fluminense entrou com 68 pontos em primeiro, Corínthians (67) e Cruzeiro (66). Corínthians e Cruzeiro precisariam vencer os seus jogos e contar com tropeço tricolor. O Fluminense só dependia dele mesmo. Adversário era o Guarani de Campinas, que entrou para o gramado do “Engenhão” na qualidade de rebaixado e com uma equipe reserva, mostrando um retrospecto nada convidativo de 14 rodadas sem vencer.

Fluminense venceu por 1×0, gol de Émerson aos 16:30 do segundo tempo. No primeiro tempo, com o Guarani fechado e com o nervosismo acentuado, o tricolor levou o seu torcedor ao sofrimento.

Enquanto isto o Corínthians desafinava no “Serra Dourada” e o Cruzeiro não conseguia mostrar o seu futebol contra os reservas do Palmeiras. No final, o time mineiro virou o jogo e ganhou por 2×1, chegando ao vice-campeonato, enquanto o Corínthians, com o empate contra os reservas do Goiás, em 1×1, ficou com o terceiro lugar e pode disputar a pré-libertadores.

O Treinador Muricy Ramalho conquistou o seu quarto título nacional, sendo três com o São Paulo. O meia argentino CONCA, destaque do brasileirão, atuou todas as 38 partidas e teve que se segurar nas últimas rodadas, pendurado com o segundo cartão amarelo. Outro detalhe: foi este o primeiro título conquistado dentro do “Engenhão”. Classificação final: Fluminense (71), Cruzeiro (69), Corínthians (68).

O GRÊMIO ganhou a disputa do quarto lugar diante do Botafogo (3×0) e fica na torcida contra o Goiás na Copa Sul-Americana. Se o time goiano não vencer a decisão contra o Independiente da Argentina, o Grêmio fica com uma vaga na pré-libertadores. Lembramos que o Goiás ganhou a primeira partida no “Serra Dourada” por 2×0 e o jogo de volta em Avellaneda será nesta quarta-feira, dia 8.

VITÓRIA empatou em 0x0, em casa com o Atlético Goianiense, que permaneceu na Série A, deixando o time baiano na segundona, justamente agora em que o Bahia conseguiu sua vaga na Primeira Divisão de 2011. Os outros rebaixados foram Guarani, Goiás e Grêmio Prudente.

E O GALO ficou com 45 pontos em 13º lugar. Frequentou a zona do rebaixamento em grande parte do campeonato, na era Luxemburgo e escapou no final com Dorival Júnior, conseguindo uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, mesmo com a derrota de 4×0 na rodada final para o São Paulo.

TERMINA mais um campeonato por pontos corridos,com emoção no final e a conquista justa da nação tricolor carioca. (AG)