Galo campeão em Minas. Confira os “Estaduais”

Depois de quase sete anos, o Atlético pôs fim ao jejum e voltou a conquistar o Campeonato Mineiro. O título veio mesmo com a derrota de 2 a 0 diante do Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão, no clássico decisivo.

Os gols saíram no primeiro tempo: Guilherme, aos 8min, e o estreante Wellington, aos 43. Além de apreensão e luta, o duelo foi marcado pela disparidade entre as torcidas. A do Galo compareceu em número bem maior que a da Raposa.

Como vencera o primeiro clássico por 4 a 0, o Atlético levantou a taça do Estadual de 2007. Mas o título foi conquistado de forma dramática, pois o Cruzeiro mostrou postura bem diferente do confronto anterior e deu muito trabalho à defesa do Galo. A torcida alvinegra, preocupada em boa parte do jogo, só começou a vibrar a partir dos 37min da etapa final. Uma comemoração justa, pois nos dois duelos os atleticanos levaram a melhor por 4 a 2.

Os times

Cruzeiro: Lauro; Gabriel (Rômulo), Wellington (Maicon), Luizão e Fábio Santos (Anderson); Paulinho Dias, Ricardinho, Léo Silva e Guilherme; Nenê e Araújo. Treinador: Émerson Ávila
Atlético: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Ricardinho; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho; Éder Luis (Tchô) e Vanderlei (Germano). Treinador: Levir Culpi

Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (MG)
Assistentes: Marco Antônio Gomes e Guilherme Dias Camilo (MG)
Pagantes: 42.475
Renda: R$ 719.097

As decisões pelo Brasil

Campeonato Paulista

Santos 2×0 São Caetano. Gols de Adailton e Morais. Santos campeão pela melhor campanha ao longo da competição. São Caetano havia vencido a primeira por 2×0.

Campeonato Carioca

Flamengo campeão. Foi o vencedor da Taça Guanabara (primeiro turno) e enfrentou o Botafogo, vencedor da Taça Rio (Segundo turno). No primeiro jogo houve empate em 2×2. Na segunda partida, também 2×2, Souza e Renato Augusto para o Flamengo, Juninho e Dodô para o Botafogo. Na disputa da marca do pênalti, vitória do Flamengo por 4×2.

Campeonato Gaúcho

Campeão é o Grêmio (bi), depois de vencer o Juventude por 4×1. No primeiro houve houve empate em 3×3. Na partida final, Tcheco (2), Diego Souza e Lúcio marcaram para o Grêmio e Gabriel para o Juventude.

Goiás

Campeão: Atlético Goianiense, apos 19 anos, após vencer o Goiás por 2×1. Primeiro jogo terminou em 2×2.

Paraná

Paranavaí pela primeira vez é campeão. Na decisão contra o Paraná, o primeiro jogo foi vencido pelo Paranavaí por 1×0. A segunda partida terminou em 0x0.

Ceará

O título foi do Fortaleza, que empatou a primeira com o Icasa em 2×2, vencendo a segunda por 1×0.

Santa Catarina

Chapecoense, após 11 anos, foi campeã, depois do empate em 2×2 com o Criciúma. No primeiro jogo, a vitória foi da Chapecoense por 1×0.

Espírito Santo

A decisão do Campeonato Capixaba foi no sábado. Linhares foi o campeão, ao empatar com o Jaguaré em 0x0. Linhares havia vencido a primeira partida por 1×0.

Pernambuco

O Campeonato pernambucano foi o primeiro a terminar. Com antecipação o Sport foi o campeão ao vencer turno e returno.

Bahia

Vitória é o campeão, faltando uma rodada para o encerramento do quadrangular decisivo.
Resultados deste domingo: Poções 1×2 Vitória, Bahia 2×2 Atlético de Alagoinhas. Vitória chegou a 15 pontos e não pode ser alcançado pelo Bahia, que tem 10. Os dois se enfrentam na quarta para cumprir tabela.

Pará

O campeão é o Remo, após o empate contra a Tuna Luso em 1×1.

(AG)