Mamoré e URT na mesma chave do módulo II 2012

Aprovada a fórmula de disputa do campeonato mineiro do módulo II de 2012, no conselho técnico realizado nesta terça (22) na sede da Federação Mineira de Futebol, em Belo-Horizonte.

Os doze participantes serão divididos em duas chaves regionalizadas de seis equipes cada uma. Em um grupo estarão: Mamoré, URT, Araxá, Patrocinense, Uberlândia e Funorte de Montes Carlos. No outro: Ipatinga, Social de Coronel Fabriciano, Tombense, Formiga, Tricordiano e Poços de Caldas.

Na primeira fase as equipes se enfrentam dentro de seus grupos em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados para a próxima etapa. Os dois últimos colocados dos grupos serão rebaixados para a segunda divisão.

Na segunda fase, as quatro equipes jogam entre si em turno e returno e os dois primeiros classificados terão vaga no módulo I de 2013.

O módulo II terá início no dia 12 de fevereiro de 2012. A última rodada será no dia 13 de maio.

Como se nota, a fórmula apresentada pelo Uberlândia e Ipatinga e que foi aprovada é diferente da que foi adotada no campeonato de 2011, que concedia quatro vagas em cada grupo para a segunda fase e não apenas duas. Com certeza, a disputa será bem acirrada na primeira fase, pela redução das chances de classificação.

Boa sorte para a dupla patense em mais essa disputa.

Por: Adamar Gomes

10 ideias sobre “Mamoré e URT na mesma chave do módulo II 2012

  1. Prezado Diego. São apenas 14 finais de semana para a realização do Módulo II (de 12 de fevereiro a 13 de maio). Portanto, as datas seriam insuficientes para um campeonato de pontos corridos, turno e returno.
    Quanto ao apoio da FMF, concordo plenamente com você. Poderia ser bem maior como acontece com outras Federações, como a de São Paulo e Goiás (só prá citar dois exemplos).
    O que a fMF faz é desestimular os clubes, principalmente do interior.
    Obrigado pela sua participação.

  2. Porque não fazem o módulo II igual ao Campeonato Brasileiro. Turno e Returno entre os 12 clubes. A Federação paulista ajuda os times do interior. a FMF só atrapalha os times do interior. Quantos times paulistas estão na primeira e segunda divisão do brasileiro. E quantos mineiros? Isso é um descaso.

  3. CONCORDO COM TODOS OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI. URT E MAMORÉ VÃO SOFRER MAIS UMA VEZ, E SE QUISEREM RETORNO DO INVESTIMENTO, DEVERÃO MONTAR FORTES ELENCOS PARA SUBIREM E DEIXAREM ESSE MÓDULO II PARA TRÁS, QUE É UM REAL ATRASO DE VIDA! PARA ISSO, DEVERIAM JÁ AO FINAL DO TORNEIO, PARTICIPAREM DA TAÇA MINAS, PARA OBSERVAREM ATLETAS DE OUTROS ESTADOS E TEREM UMA BASE PARA O ANO SEGUINTE. AGORA, ACHO QUE JÁ É HORA DO FUTEBOL DO INTERIOR MINEIRO BATER DE FRENTE COM A FMF (E ASSIM, CONSEQUENTEMENTE COM A TV GLOBO), POIS COMO ESTAMOS VENDO, ATÉ MESMO OS PODEROSOS ATLÉTICO (PELO QUAL TORÇO) E CRUZEIRO, ESTÃO PENANDO QUANDO ENFRENTAM EQUIPES DE OUTROS ESTADOS, QUE TÊM CAMPEONATOS MAIS FORTES QUE O MINEIRO. PARA MIM, O CAMPEONATO MINEIRO NÃO TEM ATRAÇÃO NENHUMA, É DEFASADO, COM JOGOS CHATOS E FINAL PREVISÍVEL: GALO X RAPOSA… JÁ É HORA DE SE AUMENTAR O NÚMERO DE PARTICIPANTES NO MÓDULO I, QUE SEJAM 16 OU 20 EQUIPES, CAINDO ASSIM 04 TIMES, PARA SE FORTALECER AS DEMAIS EQUIPES DO INTERIOR, QUE DISPUTARIAM O MÓDULO II VISLUMBRANDO CHANCES MAIORES DE ESTAREM NA ELITE DO FUTEBOL MINEIRO, POIS AÍ SERÃO 04 QUE ACESSARÃO A PRIMEIRA DIVISÃO. O TUPI VENCEU A SÉRIE D PORQUE ENFRENTOU UM FRACO SANTA CRUZ, SE FOSSE UMA EQUIPE PAULISTA OU PARANAENSE OU MESMO DO RIO GRANDE DO SUL, A HISTÓRIA PODERIA SER DIFERENTE. O BOA FAZ BOA CAMPANHA, MAS TEM UM TIME TOTALMENTE DIFERENTE DA QUE DISPUTOU O MINEIRO DESTE ANO. O IPATINGA SUBIU PARA A SÉRIE B, E FRANCAMENTE, NÃO TINHA NEM COMO NÃO SUBIR, POIS TODOS OS TIMES DA SÉRIE C ERAM DE BAIXO NÍVEL TÉCNICO. DE TODA SORTE, TOMARA QUE A DIRETORIA CELESTE MONTE UMA FORTE EQUIPE, QUE APROVEITE ALGUNS BONS JOGADORES QUE ATUARAM PELA URT ESSE ANO, COMO O ROBINHO, DENTRE OUTROS, E TENHA UM TÉCNICO ARROJADO, INTELIGENTE E QUE TENHA ESTRELA TAMBÉM, POIS SORTE FAZ PARTE DO JOGO…

  4. Sou da mesma opinião do Afranio, um time de futebol não pode “nascer” em janeiro, e “morrer” em abril, mais não acho que o Ipatinga foi errado em querer essa formula de disputa, e tambem não acho que a FMF está errada em privilegiar times como o Ipatinga e outros que disputam campeonatos o ano todo, são eles que valorizam os campeonatos que a FMF faz, então tambem tem que ser eles que a FMF tem que valorizar.

  5. O Mamoré apresentou na reunião do conselho técnico da FMF, uma proposta mais interessante para o campeonato de 2012 do que a fora aprovada.
    Porém, não conseguiu superar as propostas do presidente do Ipatinga, que defendeu acirradamente os interesses do seu clube. Primeiro o Itair Machado, queria que o campeonato fosse disputado em duas chaves de 6 clubes e o primeiro colocado de cada chave, tivesse o direito do acesso direto. Então o último colocado entre os seis de cada chave o descenso direto. Mas,ainda assim prevaleceu a segunda proposta apresenta por ele mesmo, e bateram o martelo definindo a fórmula atual.
    Não gostei! Será prejuízo para a maioria.

  6. Como já era esperado, o Ipatinga na segunda divisão do Brasileiro, não iria querer um campeonato longo, e como ele é o queridinho da FMF, aconteceu como ele (Ipatinga) queria.
    Como já estamos praticamente em dezembro e as equipes patenses ainda não decidiram quase nada, será mais uma vez disputar pra não cair pra terceira divisão.
    Se URT e Mamoré quiserem subir pra elite do mineiro terá que fazer futebol o ano inteiro, ou seja participar da taça Minas Gerais, e outros campeonatos, pois do contrario não chegará a lugar nenhum.
    Futebol se faz o ano todo e não em uma simples participação em um campeonato de 03 meses. Ou seja URT e Mamoré se profissionalize de verdade e participe de todos os campeonatos, ou então vá disputar campeonatos da liga Patense.

  7. Amigos do agesporte, com essa fómula de disputa regionalizada e que vai ser acirrada, os clubes patenses tem duas opções: ou URT e Mamoré formam um elenco forte e vencedor, ou terão apenas dois meses de atividade em 2012(dez rodadas apenas na 1ª fase). Aí vai ser um prejuízo danado!!!.

  8. Simplesmente ridículo para Uberlândia e Ipatinag subirem rápido. Como ninguém bateu o pé nisso ? Vai ser o pior módulo II de todos os tempos, pode ate subir uma equipe de patos mais as chances serão mínimas.

    E como fica os clubes de patos ? Como fica o sócio torcedor ? Planejamento ? Tudo vai por agua abaixo, afinal alguem vai pagar 350 nas cadeiras para ver 6 jogos ?

    Infelizmente o futebol mineiro esta cavando sua propria cova…

  9. Time “pé do chão”, com certeza não passa da primeira fase. Quem quizer alguma coisa nesse campeonato vai ter que investir, ou então no inicio do segundo turno ja vai estar sem chance.

Os comentários estão fechados.