Os premiados da FIFA

O argentino Lionel Messi, de 23, venceu a disputa com os companheiros de Barcelona, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, e foi eleito nesta segunda-feira, dia 10, como o melhor jogador do mundo de 2010. A premiação, que pela primeira vez teve a assinatura conjunta da Fifa e da revista France Football, criadora da Bola de Ouro, aconteceu em Zurique, na Suiça e reuniu grandes estrelas do futebol mundial.

É a segunda vez que o argentino Messi é eleito o melhor do mundo. No ano passado, ele faturou o prêmio na eleição da Fifa, que era feita somente através dos votos de treinadores e capitães de seleções, e na eleição da Bola de Ouro, que captava votos dos jornalistas.

Marta novamente

A meia-atacante brasileira Marta, atualmente emprestada ao Santos, confirmou o seu favoritismo e foi eleita a melhor do mundo do futebol feminino.
 
O técnico português José Mourinho foi eleito o melhor treinador de 2010 e venceu a disputa com Vicente del Bosque, campeão com a Espanha na Copa-2010, e Josep Guardiola, que comanda o Barcelona. É a primeira vez que a Fifa concede o prêmio para o melhor técnico.

Entre as mulheres, a alemã Silvia Neid foi eleita a melhor treinadora. Com 46 anos, Neid comanda a seleção feminina da Alemanha.

Antes da entrega da Bola de Ouro ao melhor jogador de 2010, a Fifa premiou 11 jogadores, um de cada posição, formando a equipe ideal do ano passado. Dois brasileiros foram escolhidos: Lúcio e Maicon, ambos da Inter de Milão e que defenderam a seleção brasileira da Copa do Mundo da África do Sul. O Barcelona foi o time que mais teve jogadores nessa seleção do mundo, com seis atletas.

O time 2010

Casillas (Real Madrid); Maicon (Inter de Milão), Puyol (Barcelona), Lúcio (Inter de Milão), Piqué (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona) e Sneidjer (Inter de Milão); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), David Villa (Barcelona) e Messi (Barcelona).