Premiações no Poker em Minas Gerais chegam até a carros populares

Pasta1Com toda certeza do mundo você já deve ter jogado poker na sua vida. Contudo, é também certeza que você já oscilou muito: afinal de contas, para você apenas a sorte decide o destino dos jogadores na partida. Não importa a quantidade de fichas que você aposta, quando aposta, com que cartas aposta – a sorte parece sempre definir tudo.

Engana-se, contudo, quem pensa assim. O Poker atualmente é um dos esportes que mais cresce no mundo – e no Brasil também. Recentemente a organização do mesmo chegou até a dar carros como premiações em torneios locais. Mas antes, que tal conhecer um pouco melhor sobre ele?

A origem do esporte

Trazido aos Estados Unidos nos Século XIX para a colônia francesa da Louisiana como o jogo, igualmente francês, poque, o poker evoluiu junto da corrida ao Oeste na América do Norte. No século seguinte, saiu da obscuridade para se tornar a menina dos olhos da ESPN quando da formação da rede de TV a cabo nos anos 80. Ela não tinha muitas vezes programação para a madrugada, haja vista que a maioria da programação da empresa na época era de esportes universitários. Como os eventos de poker acontecem de noite, caíram com uma luva. Isso, aliado ao surgimento da microcâmera que possibilitava ao telespectador ver o que cada participante tinha em mãos, mudou tudo. A popularidade explodiu com o surgimento da internet, haja vista que existem hoje sites onde se pode jogar com dinheiro real contra jogadores ao redor do mundo.

Poker: um jogo de habilidade

Trata-se de um jogo de habilidade, como dito acima. Numa dada jogada, o jogador mais habilidoso pode até perder uma severa quantidade de fichas. Mas no longo prazo, o manejo de bankroll, saber quanto apostar em cada mão (ou mesmo não apostar) e o conhecimento das leis de probabilidade fazem com que os mais habilidosos, de fato, vençam. A grande sacada do poker – que é o que faz com que ele seja tão popular – é que ele é um esporte no qual saber tomar uma decisão muda tudo. O que o Xadrez foi no século XX em termos de esporte mental – com grandes nomes como Garry Kasparov, hoje o poker o é.

E isso tudo desemboca em…

Um campeonato com uma premiação tão relevante quanto um carro popular. E lembrando: esse é um campeonato regional, com a maioria dos participantes sendo jogadores de Minas Gerais. Existem campeonatos ainda maiores!

pasta2Para entrar na brincadeira, o buy-in foi de R$ 290,00 (nada mal para quem poderia ganhar 100 vezes esse valor). Buy-in, para os leitores não tão familiarizados com a terminologia do esporte, é o valor que que você tem que dar para entrar no torneio. Este foi organizado de 10 a 16 de fevereiro deste ano pela Federação Mineira de Texas Hold´em (FMTH) e pelo maior clube de poker (local físico de prática do esporte) de Minas Gerais, o Sierra Poker Sports (localizado em Belo Horizonte). Como dito acima, a grande notícia do torneio é que o campeão levou um carro no valor de R$ 30.000,00.

A ideia dos organizadores com tal prêmio está alinhada com um rebranding interessante. O nome mudou simplesmente de “Campeonato Mineiro” para Minas Poker Series (algo mais próximo dos nomes de torneios dos Estados Unidos), haja vista que ele será jogado no formato dos mesmos, das grandes séries que se veem em Las Vegas. Com efeito, ele teve uma semana de duração e várias modalidades de poker.

Ocorreu um evento principal (com o buy-in e premiação acima) e outros paralelos com outras formas do esporte (6-Max, Omaha, High Roller, Second Chance e Las Chance – veja aqui todos os jogos de poker, incluindo o Texas Hold’em, a mais famosa). Todos valem pontos para o ranking.

O interessante é que além do carro, outros colocados no torneio também são premiados o segundo colocado, por exemplo, ganha participação gratuita em todos os torneios do Evento Principal da MPS de 2015. O terceiro, três buy-ins.

Enfim: isso mostra que o Poker está cada vez mais organizado no Brasil, com campeonatos inclusive regionais. Além deles, existem os nacionais (como o CBO) e outras séries organizadas por sites, como o Latin American Poker Tour. De uma maneira ou de outra, o esporte começa a criar raízes no país.

Uma ideia sobre “Premiações no Poker em Minas Gerais chegam até a carros populares

  1. Não vai demorar e as loterias Mega Sena, Dupla Sena, Quina, Lotomania, Lotogol, Loteca , Loteria federal, Lotofacil, etc. Tambem serão consideradas esportes, porque os apostadores precisam pensar quais números são mais sorteados é preciso raciocínio para escolher em quais números apostar.

Os comentários estão fechados.