URT: 70 anos para serem comemorados

URT - foto históricaA União Recreativa dos Trabalhadores – URT – comemora neste 9 de julho, os seus 70 anos de existência. Da fundação em 1939 até hoje com certeza há motivos para comemoração, pelas conquistas ao longo de todo este tempo, com momentos alegres e também de dificuldades, o que é comum a todas as agremiações esportivas.

O encontro histórico do dia 9 de julho de 1939 aconteceu no prédio de propriedade do Sr. Jovino Fernandes Canedo, na antiga rua Industrial, com presença de inúmeras pessoas, inclusive o Professor Zama Maciel, que abriu a sessão para organizar uma entidade recreativa e esportiva, contando com membros do Sindicato Operário de Patos de Minas. Esta antiga rua Industrial leva o nome, hoje, de Rua Vereador João Pacheco. E o palacete (como era conhecido) esta erguido na esquina com a rua Duque de Caxias, onde atualmente está instalado um Supermercado.

O nome União Recreativa dos Trabalhadores, a União como era chamada de início e depois URT foi sugerido pelo Sr. Divino Londi, um dos participantes do Sindicato Operário.

Primeira diretoria

Júlio Fernandes da Silva foi aclamado como primeiro presidente, à frente de uma diretoria que tinha a participação de Maria Altina Correia, Dolor Lourenço dos Santos, José Fernandes da Silva e Messias Feliciano Ferreira, nomes estes propostos por Tito Silva. Por uma sugestão de José Albino da Silva, a primeira diretoria foi escolhida por aclamação, contando com o apoio total dos participantes da reunião.

Comissões

A comissão de festas contava com João Formiga, Adélio de Lélis Ferreira, Elizeu de Lélis Ferreira, Cremilda Albino e Maria Melo, nomes apontados pelo Sr. Abderram Araújo.

A comissão de esportes: Vicente Pedro da Silva, Augusto Cândido da Silva, Tito Silva, Zilda Escolástica da Silva e Joana da Silva Melo, por proposição de Dolor Lourenço.

Na Comissão de Sindicância: Zama Maciel, Divino Londe, José Albino da Silva, Manoel Honório Rodrigues, Domingos Flávio, José Augusto de Melo, Abderram Araújo e Samuel Moreira Pinto.

Arrecadação

A mensalidade estipulada foi de 5 mil réis para os homens e de 2 mil e 500 réis para as senhoras e senhoritas. A jóia para os não fundadores era de 8 mil réis, sendo isento os fundadores desta contribuição.

As cores

As cores preto e branco foram escolhidas para simbolizarem o clube, propostas por José Augusto de Melo. Outras cores sugeridas na oportunidade, vermelha e branca, azul e amarelo. Segundo o Sr. Messias Feliciano em 1940/41 as cores já eram azul e branco.

Posse

A posse da primeira diretoria da União Recreativa dos Trabalhadores aconteceu no dia 5 de agosto de 1939, tendo à frente o Sr. Júlio Fernandes da Silva.

(Estes dados foram extraídos da Ata da Sessão de fundação da União Recreativa dos Trabalhadores).

TÍTULOS

Com 70 anos de existência evidente que são inúmeros os títulos conquistados pela URT, com suas equipes Profissional, Amadora e de Divisões de Base. No site do clube (www.urt.com.br) encontramos a relação completa das conquistas da Veterana. Cabe ressaltar a conquista do bicampeonato do Alto-Paranaíba nos anos 1955 e 1956. O título do Amador em 1980, após muitos anos sem uma conquista na Categoria. O Troféu conquistado no Centenário de Patos de Minas em 1992, nos jogos contra o rival Mamoré e o bicampeonato da Taça Minas Gerais em 1999 e 2000, propiciando a participação na Copa do Brasil em 2000 e 2001.

URT tem três participações na Copa do Brasil, tendo enfrentado o Fluminense no Zama Maciel e no Maracanã em 2000, o Mixto em 2001, em Patos e Cuiabá e em 2006, tendo eliminado o Londrina na primeira fase e perdendo para o Santos de Wanderley Luxemburgo no Zama Maciel, depois do terceiro lugar alcançado no Campeonato Mineiro de 2005, na primeira fase.

Atualmente a URT disputa o Campeonato Mineiro do Módulo II.

 

HINO

O Hino oficial da URT tem letra e música de Ibraim Francisco de Oliveira, que participou de várias diretorias da Veterana, inclusive como presidente.

A letra vem a seguir:

“É União Recreativa dos Trabalhadores
Azul e Branco são as suas cores, time de garra e de tradição
Velha Mangueira, com mil bandeiras sempre a tremular
E a galera sempre a vibrar, com as conquistas do seu campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.
Salve a celeste, esquadra azul do gigante forte.
É nos gramados desde o sul ao norte
Mostrando raça e exibição
Lutar, vencer, é este o lema que lhe deu as glórias
Grandes conquistas faz a sua história
Salve a celeste, salve o campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.”

70 anos

A comemoração dos 70 anos do Trovão Azul tem seu ponto alto nesta quinta-feira, dia 9 de julho, na sede social do clube, na Avenida Brasil, com a Noite de Homenagens. A atual diretoria tem como presidente o arrojado Sérgio Adriano Soares Vita.

Parabéns URT!!!

Fonte: www.agesporte.com.br

Fotos históricas extraídas do site oficial da urt (www.urt.com.br)

URT - foto histórica

URT - foto histórica

URT - foto histórica

URT - foto histórica

URT - foto histórica

URT - foto histórica

URT - foto histórica

URT - foto histórica

Camisa 70 anos

Velha mangueira

Sérgio Vita e Fausto Mundim (repórter)

Estádio Zama Maciel

5 ideias sobre “URT: 70 anos para serem comemorados

  1. Parabens pelos setenta anos em nome da comunidade de torcedores do Luziânia do estado de Goiás.
    Parabens!!!!

  2. depois de todos esses comentarios, so me resta dizer que como torcedor so deste clube em todo planeta,sem exagero, e verdade, nao torço para mais nenhum time.quero abraçar e parabenizar a atual diretoria ,e tambem as diretorias passadas, porque errando ou acertando todos fizeram o grande e invejado clube povao do interior mineiro……………….VIVA O TROVAO AZUL> O MAIOR.

  3. PARABÉNS! 70 ANOS DE MUITAS GLÓRIAS E CONQUISTAS. O MAIS QUERIDO DE PATOS E REGIÃO.

  4. Ao longo destes 70 anos de existência esse grande clube representou com honra não só nossa cidade e nosso Estado, mas principalmente a classe trabalhadora de nosso município que sempre lutou por uma vida melhor. Sou jovem e participei apenas dos últimos onze anos da história da URT, contudo, procuro saber sempre mais a respeito de seu passado. É importante resgatarmos o passado para que possamos valorizar o presente e vislumbrar um futuro melhor para nosso amado clube. Fico emocionado e orgulhoso de ver a história da gloriosa União Recreativa dos Trabalhadores ser tão bem exposta dessa forma. Parabéns a toda a equipe do “AG Esporte” que vêm fazendo um grande trabalho, trabalho esse que valoriza não só a URT, valoriza todo o esporte de nossa região e do interior de Minas como um todo.

    URT 70 ANOS.

    “UNIÃO, NOSSA FORÇA, MINHA PAIXÃO!”

Os comentários estão fechados.