URT faz 71 anos

No dia 9 de julho de 1939 nascia a União Recreativa dos Trabalhadores – URT. É dia de se lembrar do encontro histórico para a fundação do clube, que aconteceu no prédio de propriedade do Sr. Jovino Fernandes Canedo, na antiga rua Industrial, com presença de inúmeras pessoas, inclusive o Professor Zama Maciel, que abriu a sessão para organizar uma entidade recreativa e esportiva, contando com membros do Sindicato Operário de Patos de Minas. Esta antiga rua Industrial leva o nome, hoje, de Rua Vereador João Pacheco. E o palacete (como era conhecido) esta erguido na esquina com a rua Duque de Caxias, onde atualmente está instalado um Supermercado.

O nome União Recreativa dos Trabalhadores, a União como era chamada de início e depois URT foi sugerido pelo Sr. Divino Londi, um dos participantes do Sindicato Operário.

Primeira diretoria

Júlio Fernandes da Silva foi aclamado como primeiro presidente, à frente de uma diretoria que tinha a participação de Maria Altina Correia, Dolor Lourenço dos Santos, José Fernandes da Silva e Messias Feliciano Ferreira, nomes estes propostos por Tito Silva. Por uma sugestão de José Albino da Silva, a primeira diretoria foi escolhida por aclamação, contando com o apoio total dos participantes da reunião.

Posse

A posse da primeira diretoria da União Recreativa dos Trabalhadores aconteceu no dia 5 de agosto de 1939, tendo à frente o Sr. Júlio Fernandes da Silva.

(Estes dados foram extraídos da Ata da Sessão de fundação da União Recreativa dos Trabalhadores).

Títulos

Com 70 anos de existência evidente que são inúmeros os títulos conquistados pela URT, com suas equipes Profissional, Amadora e de Divisões de Base. No site do clube (www.urt.com.br) encontramos a relação completa das conquistas da Veterana. Cabe ressaltar a conquista do bicampeonato do Alto-Paranaíba nos anos 1955 e 1956. O título do Amador em 1980, após muitos anos sem uma conquista na Categoria. O Troféu conquistado no Centenário de Patos de Minas em 1992, nos jogos contra o rival Mamoré e o bicampeonato da Taça Minas Gerais em 1999 e 2000, propiciando a participação na Copa do Brasil em 2000 e 2001.

URT tem três participações na Copa do Brasil, tendo enfrentado o Fluminense no Zama Maciel e no Maracanã em 2000, o Mixto em 2001, em Patos e Cuiabá e em 2006, tendo eliminado o Londrina na primeira fase e perdendo para o Santos de Wanderley Luxemburgo no Zama Maciel, depois do terceiro lugar alcançado no Campeonato Mineiro de 2005, na primeira fase.

Atualmente a URT disputa o Campeonato Mineiro do Módulo II.

Hino

O Hino oficial da URT tem letra e música de Ibraim Francisco de Oliveira, que participou de várias diretorias da Veterana, inclusive como presidente.

A letra vem a seguir:

“É União Recreativa dos Trabalhadores
Azul e Branco são as suas cores, time de garra e de tradição
Velha Mangueira, com mil bandeiras sempre a tremular
E a galera sempre a vibrar, com as conquistas do seu campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.
Salve a celeste, esquadra azul do gigante forte.
É nos gramados desde o sul ao norte
Mostrando raça e exibição
Lutar, vencer, é este o lema que lhe deu as glórias
Grandes conquistas faz a sua história
Salve a celeste, salve o campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.”

Parabéns URT, pelos 71 anos de glórias.

Por: Adamar Gomes

6 ideias sobre “URT faz 71 anos

  1. A nossa URT tem muito pouco a comemorar, não vejo nenhum futuro para a veterana, promessas, promessas e promessas, que nunca viram realidade. Sei não, mais acho que não vai demorar muito para chegarmos onde chegou, Valerio, Esportivo de Passos, Pouso Alegre, Araguari,Flamengo de Varginha, triste fim para um time que ja viveu tantas glorias!

  2. rogigo agora o mixto e time grande ne kkkkkkkkkkk

    MIXTO TIME GRANDE !!!!!!!!!!

    E ano que vem com o meu verdao na copa do brasil ( vencendo a taça minas ) vai enfretar essses times todos e ganhar deles !!!!!!!!!!!

  3. Rodrigo quem jogou com times grandes foi o mamore,lembra da disputa da copa sul minas? jogou contra gremio , internacional,coritiba,parana,atletico paranaense,juventude,cruzeiro ,atletico,criciuma,america mentre outros.

  4. NÃO TEM FESTA, NÃO TEM SHOW, NÃO TEM FOGOS, NÃO TEM SORRISOS, NÃO TEM ALEGRIA, NÃO TEM ESPEANÇA…
    MEU DEUS, AONDE FOI CHEGAR O MEU TROVÃO AZUL. SÓ PALAVRAS VAZIAS, NADA DE CONCRETO. TRISTE FIM. O ÚLTIMO QUE SAIR QUE APAGUE A LUZ.

  5. PARABÉNS, TROVÃO AZUL, PELA SÉTIMA DÉCADA DE HISTÓRIA! O MAIS QUERIDO DO ALTO PARANAÍBA VAI VOLTAR A SER O MAIS FORTE EM BREVE. A TORCIDA SEMPRE ESTARÁ APOIANDO, ESTEJA EM QUE DIVISÃO ESTIVER!!!!

  6. Esse parágrafo diz tudo:
    URT tem três participações na Copa do Brasil, tendo enfrentado o Fluminense no Zama Maciel e no Maracanã em 2000, o Mixto em 2001, em Patos e Cuiabá e em 2006, tendo eliminado o Londrina na primeira fase e perdendo para o Santos de Wanderley Luxemburgo no Zama Maciel, depois do terceiro lugar alcançado no Campeonato Mineiro de 2005, na primeira fase.
    Parabéns URT, o MAIOR CLUBE DE FUTEBOL DO ALTO PARANAÍBA.

Os comentários estão fechados.