Mamoré volta a empatar na Copa Amapar; rodada teve algumas goleadas

Mamoré realizou sua primeira partida no Estádio “Bernardo Rubinger”,  no empate com o Santa Cruz de Lagoa Formosa, em 2×2, pela 4ª rodada da Copa Regional Amapar, que tem 32 equipes na primeira fase, distribuídas em quatro grupos de oito, em busca de 16 vagas na sequência. A partida teve uma paralisação, após a expulsão de dois jogadores do time lagoense, culminando com agressão ao árbitro Antonio Gomes. 

O Sapinho, como é mais conhecido o time jovem comandado pelo Pael, ainda não conseguiu vencer e coleciona três empates e uma derrota até o momento. Nos dois anteriores em que foi mandante, a equipe esmeraldina utilizou os Estádios do Bela Vista, em Carmo do Paranaíba e o Estádio Municipal de Tiros. Com o gramado em condições, a equipe alviverde voltou a atuar em Patos de Minas. O próximo jogo do Mamoré será contra o JBS, outra equipe patense.

A rodada teve alguns resultados extravagantes, como a vitória do Coromandel por 5×0 em Cruzeiro da Fortaleza diante do Cruzeiro, além dos 6×1 do Ouro Verde de Arapuá em Ibiá contra o Ipiranga. Mas ficou para o Guimarânia, o destaque especial da fabulosa artilharia, fazendo nada menos que 7×5 em cima do Tiradentes, no campo do adversário em São Gonçalo do Abaeté.

Anote os resultados

Brejo Bonito 0x1 Nacional da Serra; Novo Andorinhas 2×0 Atlantic de João Pinheiro; Cruzeiro 0x5 Coromandel; Nacional de Tiros 4×0 JBS; Ipiranga 1×6 Ouro Verde; Boca Júnior 0x1 Dínamo; Santa Antonio de Lagoa Grande 1×1 Vazante; Guarda-Mor 3×2 Pontapé Inicial; Romariense 0x3 Abadiense; Douradoquara 3×1 Grupiarense; Carmelitano 3×2 Vilanovense; Triângulo 2×1 Indianópolis; Tiradentes 5×7 Guimarânia; Mamoré 2×2 Santa Cruz; Celebridades 3×3 Cruzeiro da Prata; Fluminense de Patrocínio 3×1 Varjão.

Por: Adamar Gomes
Fotos: Fausto Mundim

Mamoré faz reunião e marca a data para eleição do Conselho Deliberativo

Encontro no Mamoré na noite desta terça (26) na sala de reuniões do Estádio “Bernardo Rubinger”, convocada pelo presidente Erisdalton Andrade, do Conselho Deliberativo do clube esmeraldino. O Sapo está participando com sua equipe de garotos da Copa Regional Amapar e começa a pensar no retorno da sua equipe profissional para a disputa, no segundo semestre, do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a Terceirona. 

Para isso, o Mamoré terá que reformular toda a sua diretoria, pois várias pessoas que foram  eleitas para diversos cargos se afastaram e agora terão que ser substituídas. Antes, porém, da eleição da executiva, torna-se necessário organizar o próprio Conselho  e, nesse sentido, ficou decido que será publicado um edital de convocação para que aconteça uma reunião no próximo dia 2 de abril. Segundo Erisdalton, assim que os novos conselheiros forem empossados, será aberto o período de inscrição de chapas para a eleição da executiva.

Paralelamente à eleição do Conselho, o Mamoré deverá lançar nesse dia 2 de abril, provavelmente, na Sociedade Recreativa Patense, mais uma etapa do sócio-torcedor.

Quanto às comemorações dos 70 anos do clube, no dia 13 de junho, a programação está sendo organizada. Uma das atrações deverá ser o lançamento da camisa personalizada comemorativa. O diretor Élcio Caixeta já está em contato com torcedores de todas as gerações e a resposta têm sido positiva, com a confirmação de mais de 350 torcedores que pretendem adquirir a camisa. É mais uma forma de arrecadação, para reforçar o caixa alviverde.

Agora é aguardar a publicação do edital para que o Conselho seja eleito e, na sequência, a eleição da diretoria para tomar frente da situação e dar sequência à vida do clube, para cumprir a sua agenda 2019.

Por: Adamar Gomes – Reportagem e Fotos: Fausto Mundim

 

Dínamo vence Sapinho em Araxá pela Copa Amapar

O Dínamo de Araxá derrotou os garotos do Mamoré por 2×0, pela segunda rodada da Copa Regional Amapar, em partida disputada em Araxá, no sábado (16). Thiago Pereira marcou aos 16 minutos do primeiro tempo e Zé Maria anotou aos 44 do segundo tempo, para o time araxaense.

Dínamo: Germano; Macarrão, Pelezinho, Jorge Felipe (Igão) e Kelvy; Caio Xaropinho, Emerson, Pinguím e Zé Maria; Bebeto (Max) e Thiago Pereira (Dieguinho). Treinador: Augusto Paraguai.

Mamoré: Gabriel Moreira, Gustavo, Gabriel, João Paulo e Luizinho; Luiz Ricardo (Samuel) (Felipe Augusto), Antoniel, Vitão e Gustavinho; Henrique e Pedro. Treinador: Carlos Alberto Pael.

Árbitro: Ronildo Alves, auxiliado por Rodrigo César e Thaís Alves.

Bebeto desperdiçou cobrança de pênalti para o Dínamo, aos 44 do primeiro tempo, com boa defesa do goleiro esmeraldino, Gabriel Moreira. Choveu bastante no encerramento da primeira etapa e durante toda a fase complementar. Houve um atraso de trinta minutos. Felipe Augusto, do Mamoré, ainda foi expulso aos 42 minutos do segundo tempo.

Os outros resultados da rodada

Coromandel 3×2 Fluminense de Patrocínio; Varjão 0x3 Cruzeiro da Fortaleza; Ipiranga de Ibiá 2×0 Santa Cruz; Nacional de Tiros 1×2 Ouro Verde; Boca Júnior de Carmo do Paranaíba 4×0 JBS; Cruzeiro da Prata 1×3 Vazante; Atlantic de João Pinheiro 0x3 Guarda-Mor; Santo Antonio de Lagoa Grande 1×1 Pontapé Inicial; Triângulo de Estrela do Sul 2×0 Carmelitano; Grupiarense 3×0 Romariense; Vilanovense 3×0 Douradoquara; Indianópolis 3×4 Abadiense; Brejo Bonito 1×0 Guimarânia; Tiradentes de S.G.do Abaeté 0x6 Nacional da Serra; Celebridades 5×3 Novo Andorinhas.

Próximos jogos

A terceira rodada da Copa Regional Amapar acontece no próximo sábado, dia 23, às 15h30. O Mamoré, do técnico Pael, volta a jogar em Patos de Minas e vai receber o Nacional, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. São 32 participantes, divididos em quatro grupos de oito associações. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a segunda fase.

AG Esporte – Reportagem e fotos: Jorge Eustáquio Sérvulo (Araxá)

Mamoré faz reunião prá tratar de eleição e outros assuntos

Mamoré realizou encontro na noite dessa terça (5), na sala de reuniões do Estádio Bernardo Rubinger, com representantes da diretoria e do conselho deliberativo, para estabelecer as atividades do clube na temporada 2019. O time de garotos comandado pelo técnico Pael representará a agremiação na Copa Regional Amapar, que terá início no próximo sábado (9), às 16h, contra o Ipiranga de Ibiá. O mando de campo é do Mamoré, que ainda não poderá utilizar o seu Estádio, devido ao processo de revitalização do gramado. Por isso, a partida será disputada em Carmo do Paranaíba, no Estádio Aprígio Costa Marinho, do Bela Vista.

No segundo semestre, o Sapo participará do Campeonato Mineiro da segunda divisão (terceirona), com início possivelmente em agosto, marcando a volta do alviverde em competições da FMF, após o rebaixamento no Módulo II em 2018. 

A diretoria estuda, ainda, a participação no Campeonato Mineiro Sub-20, que já tem o seu edital publicado pela FMF, com limite de 15 participantes. O prazo para a inscrição segue até o próximo dia 12.

O diretor Sandro Gaúcho responde interinamente pela presidência do clube. O mandato da diretoria vai até outubro, mas a maioria dos membros renunciou. Dessa forma, existe a possibilidade de antecipar a eleição para o mês de abril, para dar tempo aos novos dirigentes de montar a equipe para a Terceirona. Ao repórter Fausto Mundim, da Rádio Clube 98, Sandro disse que não será candidato a presidente, devido aos seus afazeres particulares, mas continuará no grupo diretivo. Falou ainda dos encargos financeiros que o clube tem todo mês, com parcelamento de dívidas trabalhistas e o trabalho tem que ser constante prá não complicar a saúde financeira da agremiação.

Finalmente, Sandro Gaúcho falou da necessidade de se manter atualizados todos os laudos exigidos pela Federação Mineira de Futebol, em termos de segurança para o Estádio Bernardo Rubinger, para que o mesmo esteja apto para abrigar partidas oficiais de futebol e eventuais shows.

Agora é aguardar a definição por parte do Conselho Deliberativo, presidido por Erisdalton Andrade, sobre a data da próxima eleição. 

Por: Adamar Gomes – Reportagem e foto: Fausto Mundim

 

Mamoré cuida do gramado para a temporada 2019

O Mamoré começa a preparar o Estádio Bernardo Rubinger para as competições da temporada. O gramado está passando por uma revitalização e os trabalhos tiveram início nessa quinta-feira (24), realizados por uma empresa de Belo-Horizonte. Segundo o funcionário da JS Paisagismo, a primeira parte da recuperação estará pronta em três ou quatro dias. A partir daí, o gramado deverá ser preservado de 40 a 45 dias, com muita água (melhor ainda com chuvas).

O Mamoré disputará o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (Terceirona), promovido pela FMF no segundo semestre. No ano passado, a competição teve início no dia 4 de agosto. Diante disso, o Sapo deverá iniciar seus treinamentos no mais tardar, na segunda quinzena de junho.

No primeiro semestre, a equipe alviverde participará da Copa Amapar, que terá início no dia 9 de fevereiro. O time para essa disputa terá, basicamente, jogadores do sub-20, comandados pelo técnico Carlos Alberto Pael. Os treinamentos dos garotos estão acontecendo no Estadinho Edson Nunes de Paula, no Bairro Vila Rosa. 

Por: Adamar Gomes – Fotos: Fausto Mundim

Mamoré realiza promoção no Estádio Bernardo Rubinger

A promoção Churrascão do Sapão foi realizada pelo Esporte Clube Mamoré, no último sábado (1º), nas dependências do Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. Evento reuniu, diretores, conselheiros, torcedores, colaboradores, que adquiriram o bilhete de participação a R$ 200 reais para concorrer a diversos prêmios. 

Para o presidente do Conselho Deliberativo, Erisdalton Andrade, o balanço da promoção é positivo, em termos de retorno financeiro e, também, pelo fato de reunir a família esmeraldina, propiciando a troca de ideias e a formatação do planejamento em termos de futebol, para a temporada 2019. 

Para Erisdalton, essa foi apenas a primeira promoção, dando abertura a outras mobilizações que serão efetivadas, para reforçar o caixa esmeraldino e fazer frente às despesas mensais, que não param, mesmo com a inatividade do futebol profissional.

O presidente interino Sandro Gaúcho, agradeceu a todos que participaram, esperando que na próxima ação, o torcedor volte a participar. 

Para a próxima temporada, a intenção da diretoria é participar de torneios com a equipe de garotos, comandada pelo técnico Pael, para selecionar alguns dos atletas para o time que disputará o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (terceirona), no segundo semestre de 2019. Lembrando que a equipe sub-20 participou do último Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos.

Por: Adamar Gomes – Foto: Erisdalton Andrade

Regional começa com goleada do bicampeão Niterói sobre o Mamoré

Realizada neste sábado (28), a primeira rodada do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos, que conta com dez equipes, se enfrentando em turno único em busca de oito vagas na segunda fase. A estreia do único representante de Patos de Minas, o Mamoré, foi com derrota por goleada, em Lagoa Formosa, diante do Niterói de Carmo do Paranaíba, que manda seus jogos no “Otacílio Mundim”, por 4×0.

Foi o duelo entre o Mamoré, primeiro campeão do Torneio em 1983, diante do atual bicampeão, Niterói, ganhador em 2016 e 2017. Quem deu as cartas foi o “Touro Loko”, do técnico Célio Souza, mostrando mais experiência e melhor futebol diante da garotada do Mamoré, do técnico Pael.

Binha anotou três gols na partida, um no primeiro tempo aos 14 minutos e mais dois na etapa final, aos 18 e 21. Queijinho, aos 16 do segundo tempo, também balançou as redes para o time carmense.

Niterói: Michael, Juninho, Jalmir, Andresão e Matheus Rodrigues (Brener);  Estévan, Max e Queijinho; Neto (Silas), Binha (Guilherme) e Bodinho (Bruno). Treinador: Célio Souza

Mamoré: Muriel, Mateus Batalhão, Gabriel Cardoso, Luizão e Jonatan; João Paulo, Gustavo, Pedro Henrique (Alemão) e Gustavinho (Alex); Henrique e Xavier (Tchoker). Treinador: Pael.

Árbitro: Sílvio Monteiro Braga; assistentes: Leonardo Gonçalves da Silva e Valmir Pinto do Amaral. Representante: Pedro Henrique Rodrigues.

Outros resultados

A bola rolou também em Carmo do Paranaíba, Arapuá, São Gotardo e Presidente Olegário.

No “João Luiz de Carvalho”, Carmo do Paranaíba, o Paranaíba empatou em 0x0 com o Dínamo de Araxá.

Em Arapuá, o time da casa, Ouro Verde, caiu diante do Tirense por 3×2.

Em São Gotardo, no “Olavo Bilac de Resende”, outro 0x0, desta vez entre Sparta e Santa Cruz de Lagoa Formosa.

No “José Drumond de Castilho”, em Presidente Olegário, empate em 1×1 entre Novo Andorinhas e Bela Vista, de Carmo do Paranaíba,

Próximos jogos

2ª rodada: sábado, 4ago
Em Patos de Minas: Mamoré x Paranaíba
Em Tiros: Tirense x Novo Andorinhas
Em Araxá: Dínamo x Ouro Verde
Em Carmo do Paranaíba: Bela Vista x Sparta
Em Lagoa Formosa: Santa Cruz x Niterói

Por: Adamar Gomes
Fotos: Toninho Cury

Mamoré segue treinando para a disputa do Campeonato Regional

Começa no próximo dia 28, mais uma edição do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos. A competição desse ano contará com dez equipes, que vão lugar por oito vagas na segunda fase. São três equipes de Carmo do Paranaíba, cidade que aparece com o maior número de participantes: o atual bicampeão Niteroi, Paranaíba e Bela Vista. As demais equipes confirmadas são: Sparta (São Gotardo), Santa Cruz (Lagoa Formosa), Novo Andorinhas (Presidente Olegário), Ouro Verde (Arapuá), Tirense (Tiros) e Dínamo (Araxá).

O único representante de Patos de Minas é o Mamoré, que está montando uma equipe de jovens atletas, comandados pelo treinador Pael, que está utilizando os Estádios “Bernardo Rubinger” e “Edson Nunes de Paula” para os treinamentos da semana, além de jogos-treinos. O objetivo da equipe esmeraldina é dar cancha aos jogadores da categoria de base e selecionar alguns deles para a formação da equipe que participará em 2019, do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.

Lembrando que o Mamoré foi rebaixado esse ano do Módulo II e tentará o seu retorno, participando da “terceirona” no segundo semestre do ano que vem. Para o treinador Pael “há bons valores a serem observados” e por isso, a importância de se participar do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos.

A estreia do alviverde será diante do atual bicampeão, o Niteroi de Carmo do Paranaíba, partida marcada para o próximo sábado, dia 28, no Estádio “Otacílio Mundim”, em Lagoa Formosa, local em que o “Touro Loko” mandará os seus jogos na competição.

Por: Adamar Gomes – AGesporte
Foto: Toninho Cury

Kelson fala da situação do Mamoré após o rebaixamento

O presidente do Mamoré, Kelson Clemente, falou ao repórter Fausto Mundim da Rádio Clube sobre a situação do clube, após o rebaixamento para a terceirona mineira. O time alviverde fechou sua participação no último sábado (7), em Juiz de Fora, perdendo para o Tupynambás por 2×1. Com o resultado, a equipe esmeraldina terminou com 9 pontos na penúltima colocação do Módulo II, à frente apenas do Social, que somou 5 e também foi rebaixado.

“Eu não queria estar nessa posição. É muito desagradável um rebaixamento.É chato”, disse o presidente, que acrescentou: “O que fizemos foi no sentido de colocar o time de volta ao Módulo I. Contratamos um treinador que conhece a competição e apostamos em jogadores para que isso acontecesse. Mas, dentro de campo não funcionou. Fora de campo, na parte administrativa, chegamos perto do ideal. Faltou alguma coisa, claro”. 

Kelson disse ainda que assumiu o time com dívida superior a R$ 150 mil reais e conseguiu parcelar parte dela. O resultado final só será divulgado após um balanço a ser feito, com a participação de todos os companheiros de diretoria.

Sobre uma declaração que circulou na cidade, feita por um diretor, sobre possível desfiliação do Mamoré junto à Federação Mineira de Futebol, o presidente Kelson Clemente tratou de minimizar as declarações “provavelmente feitas como desabafo pelo resultado ruím da equipe”. Acrescentou o presidente que a diretoria não cogitou desse assunto. Falava-se numa possível filiação à Federação de Brasília. 

O Mamoré deve mesmo movimentar as suas equipes de base e se organizar para a disputa da segunda divisão (terceirona) no segundo semestre de 2019. O Presidente Kelson ainda não anunciou a volta das atividades do time profissional. O momento agora, segundo ele, é de balanço e planejamento para a próxima temporada.

Julgamento

Nessa terça (10), em decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Federação Mineira de Futebol, o Clube Atlético Tricordiano foi punido com a perda de três pontos e multado em R$ 500,00 (quinhentos reais) no artigo 214 do CBJD, com prazo de 15 dias para efetuar o pagamento da multa.

Diante disso, o Tricordiano, que possuia 17 pontos, passa a ter 14, perdendo a sexta posição para o Democrata de Sete Lagoas, que somou 15 pontos. Foi justamente contra o Democrata Jacaré, que o Tricordiano escalou jogador com situação irregular, perdendo no campo de jogo por 1×0.

A nova colocação do Tricordiano não provoca nenhuma influência quanto aos classificados para a fase semifinal e os times que foram rebaixados.

Semifinal

Os jogos de ida da Semifinal acontecem no próximo final de semana. No sábado (14), às 18h30, no Uberabão, jogam Uberaba x Guarani. No domingo (15), às 11 da manhã, em Juiz de Fora, haverá o confronto entre Tupynambás x América de Teófilo Otoni. Os jogos de volta serão no dia 21. 

AGesporte / Foto: Toninho Cury

Mamoré perde em Juiz de Fora e deixa o Modulo II

 

Mamoré foi rebaixado para a segunda divisão do futebol mineiro, a terceirona, com a derrota para o Tupynambás, em Juiz de Fora, na tarde deste sábado (7), por 2×1. Os gols aconteceram no segundo. Yan abriu o placar para o Baeta aos 4 minutos. O empate do alviverde foi aos 27, através de Jouberth. Finalmente aos 45:30, o THupynambás fez o seu segundo gol, com Thiago.

O Baeta, com 1×1, estava fora da classificação. Quem estava se classificando era o Betinense. Com 2×1, o Tupynambás terminou em terceiro, deixando o Uberaba em quarto.

O Mamoré, por sua vez, teria que fazer uma diferença de dois gols, para ultrapassar o CAP Uberlândia, que seria então, o outro rebaixado.

Tupynambás

Gleisson, Catatau, Adriano, Vinícius (CA) e Maicon (Aurélio); Gustavo, Guilherme e Filipinho (CA); Yan (Linhares), Ademilson e Richard (Thiago). Treinador: Guiba.

Mamoré

Hugo, Matheus Roldan, Gean, Márcio Paraíba e Sucupira (Janiel)(CA); Djair (CA), Pedro (CA), Jouberth e Luizinho; Evandro Russo (Marcos Vinícius) e William Darros (Fernandinho). Treinador: Pael.

Três jogadores que estavam no banco de reservas do Mamoré receberam cartões durante a realização da partida. André Mococa, por reclamação ao árbitro, recebeu o cartão vermelho. Os outros dois atletas levaram cartão amarelo: Matheus Dias e Felipe.

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira,  auxiliado por Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira. 

Resultados

Tupynambás 2×1 Mamoré – Juiz de Fora
Guarani 1×1 América TO – Divinópolis
Uberaba 3×1 Social – Uberabão
CAP Uberlândia 0x2 Ipatinga – Parque do Sabiá
Tricordiano 3×1 Nacional Muriaé – São Gonçalo do Rio Abaixo
Democrata SL 2×1 Betinense – Sete Lagoas

Classificação da Primeira Fase

Classificados

1º- Guarani – 23
2º- América TO – 20
3º- Tupynambás – 19 pontos e 6 vitórias
4º- Uberaba – 19 pontos e 5 vitórias

Não se classificaram

5º- Betinense – 18
6º- Tricordiano – 17
7º- Democrata – 15
8º- Nacional – 13 pontos e 4 vitórias
9º- Ipatinga 13 pontos e 3 vitórias
10º- CAP Uberlândia 12

Rebaixados- 

11º- Mamoré – 9
12º- Social – 5.

Caminhada do Mamoré

Mamoré foi rebaixado para a Segunda Divisão, após três participações seguidas no Módulo II – 2016, 2017 e 2018. Na atual temporada, a equipe não conseguiu se firmar na competição e frequentou o tempo todo a zona de rebaixamento. 

No ano passado, o alviverde patense não conseguiu participar do hexagonal final, terminando a primeira fase na quarta colocação, atrás de Uberaba, Patrocinense e Boa.

Em 2016, a campanha do Sapo foi melhor e conseguiu chegar à fase final do Campeonato, terminando em segundo lugar no Grupo A, atrás do Uberaba e à frente do CAP Uberlândia. Porém, no hexagonal, a equipe ficou devendo e terminou em quinto lugar.

Campanha 2018

Mamoré 0x0 CAP Uberlândia
Uberaba 4×1 Mamoré
Betinense 2×1 Mamoré
Mamoré 0x0 Tricordiano
América TO 2×0 Mamoré
Mamoré 1×2 Nacional Muriaé
Ipatinga 1×1 Mamoré
Social 1×3 Mamoré – primeira vitória
Mamoré 0x1 Democrata Sete Lagoas
Mamoré 1×0 Guarani – primeira vitória em casa
Tupynambás 2×1 Mamoré

Troca de treinadores

Wantuil Rodrigues comandou o Mamoré nos três primeiros jogos e acabou sendo demitido. Assumiu Ludyo Santos, que ocupava o cargo de coordenador técnico, ficando seis jogos à frente da equipe esmeraldina. A sua queda se deu após a derrota em casa para o Democrata de Sete Lagoas. Nas duas últimas partidas, o comando técnico ficou com Carlos Alberto (PAEL), nos jogos contra Guarani e Tupynambás.

AGesporte / Foto: Toninho Cury