Modalidades paralímpicas dos JEMG tiveram abertura em Patos de Minas

Aconteceu na noite desta quinta-feira a abertura oficial das modalidades paralímpicas da etapa estadual do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais, sediados em Patos de Minas.

O evento, realizado no Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), contou com a presença de familiares dos atletas, de profissionais de imprensa, de autoridades e da comunidade local.

O som ficou por conta da banda do 15º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e as 27 delegações se apresentaram ao público presente no ginásio.

As competições terão início nesta sexta-feira e, 246 atletas inscritos disputarão as sete modalidades: voleibol, xadrez, atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

Mais detalhes: www.jemg.mg.gov.br

JEMG 2012 com abertura oficial no Ginásio do PTC

Abertos em Patos de Minas os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG. Solenidade aconteceu no Ginásio Antonio de Pádua Teixeira, do PTC com presença das delegações participantes, autoridades convidadas e o público.

O desfile contou com a presença de 175 municípios mineiros, que desde a manhã da terça-feira (31) participam em várias modalidades esportivas. São cerca de 4000 atletas competindo no PTC, Fonseca Rodrigues, Unipam, AABB, CNSG, Colégio Tiradentes, Marista e outros locais.

Entre outras autoridades, marcaram presença o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento,, Elmiro Nascimento, a Rainha Nacional do Milho, Roberta Rodrigues e vários Superintendentes de Educação dos municípios participantes.

A solendiade foi aberta pela Superintendente de Ensino local, Sra. Suzy Adriani, com boas vindas aos visitantes, destacando ainda a importância do JEMG.

O Diretor da divisão de esportes da Prefeitura de Patos de Minas, Vanderlei Rodrigues Resende agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dessa verdadeira integração esportiva.

O Secretário de Estado de Esportes e Turismo, Bráulio Braz, também abordou a importância dos Jogos, dando por aberta a competição 2012.

Os jogos prosseguem até sábado, dia 4 de agosto.

(AG)
Fotos: Sérgio Tavares

Patos de Minas sedia os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2012

Os Jogos Escolares de Minas Gerais – fase final,  terão abertura oficial e solene na noite desta terça, dia 31, no Ginásio Antonio de Pádua Teixeira, do Patos Tênis Clube.

No entanto, os jogos tiveram início pela manhã em vários Ginásios Poliesportivos de Patos de Minas.

São cerca de 5000 atletas representando 175 municípios mineiros, competindo em várias modalidades.

Os jogos de basquete serão no PTC e no Fonseca Rodrigues. O futsal masculino no Colégio Tiradentes. O Handebol no Unipam G2 e na AABB. O CNSG (Colégio Nossa Senhora das Graças) e o Unipam G1 abrigarão as competições de Volei.

Os Jogos Escolares fazem parte de um programa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Esportes e Juventude e pela Secretaria da Educação.

Os campeões em Patos de Minas vão para a fase nacional, em Poços de Caldas (Módulo I), Cuiabá (Módulo II) e São Paulo (Paraolimpíadas).

(AG)
Foto: Toninho Cury

Mamoré apresenta novo gestor do departamento de futebol

Dia de festa para o Mamoré neste domingo, dia 29, no Estádio Bernardo Rubinger. Houve futebol, bingo, almoço e apresentação do novo gestor de futebol, Ari Vieira e dos primeiros jogadores contratados para a temporada 2013.

O novo funcionário contratado será o responsável, junto com a diretoria, pela formação do elenco de profissionais para o próximo campeonato mineiro do módulo II. Embora os nomes não tenham sido anunciados, o presidente Beto Ribeiro confirmou que para o cargo de treinador há pelo menos seis nomes que estão sendo estudados, três deles indicados pelo novo gestor do futebol.

Jogadores

Beto Ribeiro falou dos jogadores contratados. O volante Thiago Carvalho e o meia Evandro assinaram com o Mamoré até 30 de maio de 2013 e serão emprestados ao Nacional de Uberaba para a disputa da Segunda Divisão, voltando a se apresentar ao Mamoré em dezembro.

O atacante Paulo Ricardo também está certo. O volante Tales, atuou na base do Flamengo do Rio, mais um ano como profissional. Foi levado ao exterior por empresários, mas teve problemas de adapção, retornando ao Brasil. Tem agora compromisso firmado com o Sapo.

Os zagueiros Nem e Henrique, já conhecidos pela torcida patense, participaram das atividades da manhã deste domingo com grandes possibilidades de jogarem pelo Mamoré em 2013. No segundo semestre os dois defenderão a Ituiutabana, no campeonato mineiro da segunda divisão.

Treinador

Em sua entrevista ao repórter Toninho Cury, da Rádio Clube, presidente Beto Ribeiro afirmou que em meados de setembro, será anunciado o nome do novo treinador do Mamoré.

Parcerias

Foi renovada a parceria na área de marketing com a Agência Dom Quixote.

Há possibilidade de parceria com outros clubes, como Portuguesa, Bahia e Vitória.

Pré-temporada

Ainda de acordo com o presidente Beto, o Mamoré deverá iniciar seus treinamentos a partir de dezembro, para a disputa do módulo II do ano que vem. Até lá, a diretoria, juntamente com o novo responsável pela gestão do futebol vão realizar observações em times da Taça Minas Gerais e Segunda Divisão e outras competições para a formação do novo elenco.

Por: Adamar Gomes
Reportagem e Fotos: Toninho Cury

Eliago vence e avança duas posições no Torneio Regional

A quinta rodada da primeira fase do Torneio Regional da Liga Patense de Desportos teve todos os jogos disputados no sábado, dia 28.

A surpresa foi a derrota do Coromandel para o Ouro Verde, que ocupava a última posição, por 3×0, em Coromandel. Com isso, a equipe local perdeu a invencibilidade e o Ouro Verde deixou a lanterna para o João Pinheiro.

No choque de invictos no Estádio Aprígio Costa Marinho, em Carmo do Paranaíba, deu empate em 1×1 entre Bela Vista e Santa Cruz. Com isso, a equipe lagoense segue na liderança do Torneio Regional.

Os finalistas do ano passado se encontraram em Monte Carmelo. Resultado final: 0x0 entre Monte Carmelo e Paranaíba, de Carmo do Paranaíba. Monte Carmelo subiu uma posição, enquanto que o Galinho Carmense permaneceu em sexto lugar.

A única equipe representante de Patos de Minas, a Eliagro, ganhou duas posições ao vencer o Tirense, no Estádio Beira-Rio, no Bairro São José Operário, por 2×1. Léo e Tiziu marcaram os gols para a equipe do técnico Fábio Luís (Pebinha). Galo anotou o único tento do Tirense, dirigido por Nívio, ex-treinador da Eliagro. Cássio Luís Ribeiro Duarte apitou o jogo, auxiliado por João Batista da Silva e Eduardo Nogueira Soares.

Classificação

Santa Cruz e Bela Vista ocupam as duas primeiras posições com 8 pontos ganhos, ainda não condição de invictas. Monte Carmelo, Tirense e Eliagro vêm a seguir, em terceiro, quarto e quinto. Paranaíba é o sexto com 5 pontos. Coromandel também tem 5, mas caiu para o sétimo lugar. A última vaga na zona de classificação é agora do Ouro Verde com 4 pontos. João Pinheiro, que folgou na rodada, caiu para a lanterna com 3 pontos.

Próximos Jogos

A sexta rodada tem o clássico carmense Paranaíba x Bela Vista no Estádio João Luís de Carvalho. Em João Pinheiro, o lanterna recebe o Coromandel. O líder Santa Cruz recebe Eliagro em Lagoa Formosa. Em Arapuá jogam Ouro Verde x Monte Carmelo. Folga: Tirense. Todos os jogos estão marcados para sábado, dia 4 de agosto, às 15h30.

Por: Adamar Gomes
Fotos: Toninho Cury

Liga convoca clubes para as copas Mirim e Municipal

Liga Patense de Desportos convida as equipes interessados em participarem da Copa Mirim e da Copa Municipal Milton de Souza (Durang0).

A reunião da Copa Mirim – “Kiko” e Petiz – acontece na próxima segunda-feira, dia 30, na sede da LPD, na rua Farnese Maciel.

A competição começa no dia 26 de agosto.

A Copa Municipal Milton de Souza “Durango” terá início no dia 1º de setembro. A reunião do Municipal acontece na quarta-feira, dia 2, também na sede da Liga Patense de Desportos.

Há vagas garantidas para as 16 primeiras equipes que se inscreverem, segundo o presidente da entidade, Cássio Luís Ribeiro Duarte. Valor da inscrição: R$ 250 reais. Premiação: R$ 1.000 reais para a equipe campeã, R$ 500 reais para a segunda colocada, mais troféus e medalhas.

Por: Adamar Gomes

Três equipes permanecem invictas no Torneio Regional

Após quatro rodadas, três equipes ainda permanecem invictas no Torneio Regional da Liga Patense de Desportos. Santa Cruz fez o dever de casa e derrotou o Monte Carmelo por 3×0. Bela Vista atuou no Estádio Beira-Rio, no Bairro São José Operário e ficou no empate em 1×1 com a Eliagro. O outro invicto é o Coromandel, que esteve de folga na rodada.

No último sábado, mais duas partidas foram disputadas. Em Carmo do Paranaíba, o Galinho Carmense perdeu para o Tirense por 1×0. Paranaíba joga fora de casa na próxima rodada, enfrentando o Monte Carmelo. Em João Pinheiro, a equipe local bateu o Ouro Verde, lanterna da competição por 2×0.

Santa Cruz, Bela Vista e Tirense lideram a competição com 7 pontos. Monte Carmelo aparece a seguir com 6. Depois vêm Coromandel com 5, Paranaíba e Eliagro (4) e João Pinheiro (3), na faixa de classificação. O nono colocado é o Ouro Verde com apenas 1 ponto em 4 partidas disputadas. Classisificam-se os oito primeiros para o mata-mata da segunda fase.

No próximo sábado (18), acontece a 5ª rodada. Em Carmo do Paranaíba, no Estádio Aprígio Costa Marinho, Bela Vista recebe o Santa Cruz, jogo de invictos.

Coromandel (invicto) joga em casa diante do lanterna Ouro Verde de Arapuá.

Monte Carmelo e Paranaíba é o jogo marcado para Monte Carmelo, justamente as duas equipes que decidiram o título no ano passado, em que o Galinho Carmense foi o campeão.

Em Patos de Minas, a Eliagro recebe o Tirense.

PONTA PÉ INICIAL / 15º É CAMPEÃO NO SUB-17

Outro destaque do final de semana foi a partida decisiva do Torneio Regional Sub-17, da Liga Patense de Desportos. A equipe patense do Ponta Pé Inicial/15º BPM ficou com o título, ao empate em casa com o Bela Vista de Carmo do Paranaíba em 2×2.

O Ponta Pé Inicial teve ainda o principal artilheiro da competição, Raphael (9 gols) e o goleiro destaque Rodrigo (11 sofridos).

Adamar Gomes – www.agesporte.com.br

Monte Carmelo perde em casa e Bela Vista assume a liderança do Regional

Disputada neste sábado (14), a terceira rodada do Torneio Regional da Liga Patense de Desportos, com a realização de quatro partidas e a folga do Paranaíba, de Carmo do Paranaíba.

Algumas novidades como a perda da liderança do Monte Carmelo, que caiu em casa para o Coromandel por 4×1,depois de ter vencido nas duas primeiras rodadas. O Coromandel manteve a sua invencibilidade.

A Eliagro de Patos de Minas conquistou os primeiros pontos, derrotando o Ouro Verde, em Arapuá, por 2×1. Time patense vinha de duas derrotas e com a vitória deste sábado, pulou para a sétima colocação. Ouro Verde caiu para o penúltimo lugar.

O Santa Cruz bateu o Tirense, na cidade de Tiros, por 2×0, mantendo a invencibilidade e terminando a rodada em quinto lugar. Tirense, mesmo com um jogo a mais, ficou em sexto.

O time 100% do Torneio Regional, o Bela Vista, jogou no Estádio Aprígio Costa Marinho, em Carmo do Paranaíba, e bateu o lanterna João Pinheiro por 6×3. Foi o único mandante a vencer na terceira rodada.

Classificação

O Bela Vista lidera o Torneio REgional, mesmo com dois jogos disputados, com 6 pontos ganhos e 100% de aproveitando. Marcou 8 e sofreu 4, com saldo de 4 gols.

Monte Carmelo também tem 6 pontos, com 3 jogos disputados, saldo de 2 gols, marcando 8 e sofrendo 4 tentos e aproveitamento 66, 6%.

A seguir aparece o Coromandel com 5, na terceira posição. Paranaíba, Santa Cruz e Tirense estão com 4 pontos, ocupando as 4ª, 5ª e 6ª posições, respectivamente.

Ainda na zona de classificação aparecem Eliagro, em 7º, com 3 pontos e Ouro Verde com 1 pontinho, na 8ª posição. João Pinheiro é o 9º colocado após três jogos sem marcar ponto.

Próximos jogos

A quarta rodada do Torneio Regional será iniciada no sábado com Paranaíba x Tirense, em Carmo do Paranaíba; Eliagro x Bela Vista, em Patos de Minas; Santa Cruz x Monte Carmelo, em Lagoa Formosa. O jogo João Pinheiro x Ouro Verde será dia 18 de agosto. Coromandel está de folga, na rodada.

Adamar Gomes – www.agesporte.com.br

Jogos Escolares de Minas Gerais com reunião técnica em Patos de Minas

Começam no dia 30 de julho em Patos de Minas, os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG. Evento terá a participação de 634 municípios mineiros e participação estimada em sete mil atletas, até 5 de agosto.

A reunião técnica aconteceu na manhã desta quinta (12), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais (Parque de Exposições).  Cem municípios se fizeram representar para o sorteio das chaves e tabelas das modalidades coletivas: handebol, basquete, futsal e volei.

As modalidades, no masculino e feminino, serão disputadas em duas divisões: Módulo I (12 a 14 anos) e Módulo II (até 17 anos).

Estiveram presentes ao encontro, o Secretário Municipal de Esportes, Gabriel Savassi, o supervisor de esportes da SEED-MG, Luiz Henrique Antunes, o diretor da divisão de esportes da Prefeitura, professor Vanderlei Rodrigues Resende (Delei) e o Supervisor Técnico da competição, Emílio Karán.

(AG)
Fotos: Toninho Cury

Palmeiras conquista a Copa do Brasil

O título da Copa do Brasil é do Palmeiras. Campeão invicto. A final no Estádio Couto Pereira, em Curitiba foi nesta quarta-feira, dia 11.

Palmeiras entrou com vantagem pelos 2×0 conquistados no jogo de ida, na Arena Barueri, gols de Valdívia e Thiago Heleno.

Os nomes mais conhecidos do time paulista, Valdívia e Barcos não atuaram. O primeiro por expulsao e o atacante, por estar se recuperando de uma cirurgia para retirada do apêndice.

Palmeiras é bi da Copa do Brasil. Coritiba, pela segunda vez seguida, é vice. No ano passado Coxa caiu diante do Vasco da Gama.

Torcida palmeirense de Patos de Minas comemorou com carreata e foguetório após o jogo em Curitiba.

Os gols foram de Ayrton (Coritiba), de falta, aos 16 minutos e Betinho, de cabeça, aos 20 minutos, para o Palmeiras, após falta cobrada por Marcos Assunção, especialista em cobranças. O gol de empate calou o torcedor do Curitiba, que precisaria marcar três gols para inverter a situação.

Coritiba, do técnico Marcelo Oliveira – Vanderlei; Jonas (Ayrton), Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel (Lincoln), Roberto (Anderson Aquino), Everton Ribeiro e Rafinha; Everton Costa.

Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari – Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor (Márcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho.

Com as carências técnicas nas duas equipes, o que valeu foi a superação do Palmeiras, encarando a decisão com muita garra. Luan, após Felipão ter queimado as três alterações, sentiu uma contusão muscular na coxa direita e, mesmo assim, continuou em campo. Foi o retrato palmeirense. Time que se entregou na disputa. Daí a comemoração efusiva, principalmente do experiente Marcos Assunção e do comandante Felipão.

(AG)