Sapo faz coletivo para definir time da estreia na segunda fase

Eugênio Souza comanda coletivo no Estádio Bernardo Rubinger. Mamoré estreia sábado, às 16h, em Patos de Minas, contra o Ipatinga, no quadrangular decisivo do módulo II. Todos os jogadores estão à disposição do treinador, inclusive Ricardo, absolvido no último julgamento do TJD.

Depois de participar dos acessos de Guarani de Divinópolis e Nacional de Nova Serrana, Eugênio Souza falou de sua confiança em chegar com o Mamoré à primeira divisão:

– A expectativa é positiva. É outra competição. Estamos realizando treinos táticos com variações. O importante é ter todos os atletas preparados e em condições de exercerem funções em campo como a gente quer e o futebol pede.

Treinador tem acompanhado o Ipatinga, pela TV, em jogos da Copa do Brasil e considerada não só a equipe do Vale do Aço, mas todas que estão no quadrangular, como difíceis adversárias.

Sobre o esquema de jogo, Eugênio Souza não quis adiantar o que pretende utilizar para o jogo de sábado.

A única dúvida pode estar no ataque, sobre quem será o companheiro do artilheiro Jonathan, com quatro gols da competição. Ele tem várias opções como Evandro, Robertinho, Maxsuel, Robert e Paulo Ricardo.

Nas demais posições o Mamoré deve utilizar: Thiago Wanderson, Ricardo, Paulinho, Jonathan Machado e Ranner; Thiago Carvalho, Marcelinho, Joubert e Leandro Miranda; Jonathan e outro atacante, entre aqueles citados no parágrafo anterior. O volante Jé (ou Jeferson), que se apresentou por último, é outra opção para o meio-campo.

Tabela

Depois de enfrentar o Ipatinga em Patos de Minas, Sapo terá duas viagens seguidas. Na quarta-feira, a equipe esmeraldina enfrenta o Tombense em Tombos e no outro sábado, o adversário será o Araxá no Estádio “Fausto Alvim”.

Estacionamento e outras providências

Na reunião realizada nesta quinta no Estádio Bernardo Rubinger, com a participação de pessoas ligadas à segurança, foram tomadas algumas medidas. Após o término das partidas, o torcedor só poderá ter acesso ao gramado, após a retirada do trio de arbitragem e de todos os jogadores.

Quanto aos foguetes, haverá um local pré-estabelecido para a queima dos mesmos.

O Estacionamento, em parceria com a APAE, vai realizar sorteio entre os seus usuários. No intervalo das partidas serão realizados sorteios, numa parceria com empresas patenses.

Ipatinga

O adversário do Mamoré no sábado, Ipatinga, é dirigido pelo treinador Ney da Matta, que tem dúvida no ataque. Márcio Diogo, o mais novo contratado, disputa posição com Laécio.

Cumpriram suspensão e ficam à disposição: o goleiro Bruno, o volante Laenderson, o meia Leandro Brasília, o zagueiro Azevedo, o lateral-esquerdo Bruninho e o atacante Jonatas Obina, que não atuaram contra o Tombense.

Também devem retornar o zagueiro Cláudio Luiz, o volante Éverton e os meias Wellington Bruno e Gedeon.

O time do último coletivo foi esse:

Bruno, Gedeon, Cláudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Laenderson, Éverton, Leandro Brasília e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Laécio) e Jonatas Obina.

(AG)
Foto: Erisdalton Andrade

 

URT desiste da disputa do campeonato mineiro categoria júnior

URT desistiu da participação na fase seletiva do campeonato mineiro da categoria júnior, que tem o seu Conselho Técnico nesta quinta na FMF. O investimento de alto custo e as eleições da diretoria celeste foram os motivos alegados por Roberto Vital, do departamento de marketing. A URT necessitaria de, pelo menos, R$ 210 mil reais para bancar a sua participação no torneio.

Roberto Vital fala da eleição da diretoria:

– Em julho vence o mandato do Robertinho (Roberto Túlio de Miranda). Temos que aguardar o novo presidente ou convencer o Robertinho a ficar por mais dois anos e aí, partir para uma nova esquematização.

A URT tem participação nos direitos no atacante Robinho e no meio-campo Guma, que está no Uberlândia. O zagueiro Elias e o atacante Henrique César também são do Clube, que deve emprestá-los no segundo semestre, provavelmente para o futebol goiano.

Vital comentou ainda a adoção de um novo caminho para a categoria júnior:

– Tem que haver uma reprogramação. O projeto clube-formador cai por terra. É muito dispendioso e de alto custo. A URT tem partir para investir em jogadores jovens para serem aproveitados na equipe profissional ou serem emprestados para ganharem experiência.

Sócio-torcedor

O Departamento de marketing avalia como positiva a campanha do sócio-torcedor nesse ano. O Clube arrecadou cerca de R$ 150 mil reais com o projeto. Segundo Roberto Vital, esse valor equivale a uma folha mensal de pagamento para a equipe profissional, ou seja, 25% do custo total (quatro meses de competição).

(AG)
Foto: Toninho Cury

 

Sapo inicia semana de treinos para o jogo contra Ipatinga

Mamoré na semana da estreia no quadrangular final do módulo II contra o Ipatinga. Treinador Eugênio Souza orientou treino de posicionamento na terça-feira. Equipe titular: Thiago Wanderson, Ricardo, Paulinho Jonathan Machado e Ranner; Thiago Carvalho, Marcelinho, Jouberth e Leandro Miranda; Robertinho e Jonathan.

Treinador aproveita a semana para trabalhar a parte tática. Na sequência do primeiro turno não haverá tanto prazo assim. Após o jogo contra o Ipatinga, Mamoré viaja a Tombos para a partirda de quarta-feira, à tarde, diante do Tombense. No sábado, dia 28, acontece o terceiro confronto, contra o Araxá, no Estádio Fausto Alvim.

Diretoria fez várias críticas aos critérios adotados pela FMF na confecção da tabela. Fica a sugestão para o próximo campeonato:

EXIGIR que seja colocado no regulamento a sequência de jogos do quadrangular final, levando em consideração a colocação na primeira fase. Exemplo: 2º B x 1º A; 2º A x 2º B… 

A adoção dessa medida eliminará qualquer possibilidade de beneficiar a quem quer que seja na hora do “vamos ver”.

(AG)
Foto: Erisdalton Andrade

Hora de acertos na URT

URT continua acertando com os jogadores, após a participação no Módulo II. Diretor de futebol Marlindo Basílio fez um balanço da atuação da Celeste na competição. Para ele, as inúmeras contusões tiveram um grande peso no momento decisivo. Ele lamentou principalmente a cirurgia do ídolo Ditinho e o  terceiro cartão amarelo de Robinho, o melhor da temporada, também na opinião do diretor.
– Vamos fechar as contas com tranquilidade. A diretoria trabalhou com os pés no chão, sem fazer besteira, disse Marlindo, em entrevista ao Bola na Rede da Rádio Clube.
Sobre a sua permanência no clube, Marlindo afirmou:
– Fico na URT só até amanhã, ajudando o presidente Robertinho. Depois farei uma viagem. Não atuarei mais como diretor, mas vou ajudar quando for convocado, sem ser da diretoria.
Marlindo Celso Basílio abordou ainda a intenção da URT de participar da fase seletiva do campeonato mineiro da categoria júnior, que terá reunião na próxima quinta-feira.
– Eu acho importantíssimo esse trabalho com categoria de base. Acho, no entanto, que esse não seria o momento, após uma desclassificação. Temos três patrocinadores para bancar o time no campeonato, faltando mais um. Mas, caberá ao presidente decidir. O que ele decidir vou acatar.
(AG)
Foto: Toninho Cury

Tabela desagrada ao Mamoré

Em sua entrevista ao programa Bola na Rede, da Rádio Clube, o presidente Beto Ribeiro, do Mamoré, afirmou estar “indignado” com a tabela da Federação Mineira de Futebol, para o quadrangular final do Módulo II.
– A palavra é essa: indignação total. Eu já previa essas dificuldades desde o arbitral, com aprovação de uma fórmula idealizada pelo Itaí Machado, com aprovação de Uberlândia e outras equipes, o  que desagradou bastante.”
A estreia do Mamoré na segunda fase será sábado contra o Ipatinga. Jogo começa às 16h no Estádio Bernardo Rubinger. Na sequência, Sapo encara o Tombense, em Tombos, numa quarta-feira, às 16h. No fechamento do primeiro turno, Mamoré enfrenta o Araxá no Estádio Fausto Alvim.
No returno, o alvi-verde recebe Araxá e Tombense em Patos de Minas e encerra sua participação no Vale do Aço contra o Ipatinga.
Ainda sobre a tabela o presidente Beto Ribeiro afirmou que não adianta lamentar.
– Estou contrariado, mas não podemos ficar preocupados. O Mamoré tem time e plantel para superar todas essas dificuldades. Estou convicto que passaremos bem por tudo isso.
(AG)
Foto: Toninho Cury

Mamoré estreia sábado no quadrangular contra Ipatinga

FMF divulgou a tabela do quadrangular final do campeonato mineiro do módulo II. Mamoré estreia sábado, às 16 h, no Estádio Bernardo Rubinger contra o Ipatinga. Na sequência, Sapo fará dois jogos fora, em Tombos e Araxá. No returno, serão dois jogos seguidos em casa contra Tombense e Araxá, encerrando sua participação contra Ipatinga, no Vale do Aço.

Confira a tabela

Sábado, 21/4 – 16h – Mamoré x Ipatinga; 17h – Araxá x Tombense.

Quarta, 25/4 – 16h – Tombense x Mamoré; 20h – Ipatinga x Araxá.

Sábado, 28/4 – 17h – Araxá x Mamoré; Domingo, 29/4 – 16h – Ipatinga x Tombense.

Sábado, 5/5 – 16h – Mamoré x Araxá; Tombense x Ipatinga.

Quarta, 9/5 – 20h – Mamoré x Tombense; Araxá x Ipatinga.

Sábado, 12/5 – 16h – Ipatinga x Mamoré; Tombense x Araxá.

(AG)

Resultados da Copa Amapar

Os mandantes sairam na frente na fase quartas-de-final da Copa Regional Amapar. Paranaíba ganhou o clássico diante do Bela Vista, por 1×0. Em Lagoa Grande: Lagoa Grande 1×0 Patrocinense. Verdes Mares bateu o João Pinheiro por 3×1 em Guimarânia. Em Patos de Minas: Celebridades 3×1 Santa Cruz.

Os jogos de voltam acontecem no final de semana.

os classificados para as semifinais, também em duas partidas.

(AG)

Liga entrega troféus e medalhas da Taça Patos

A final da Taça Patos aconteceu na manhã de domingo (15) no “Beira-Rio”, no Bairro São José Operário. Bar Aladir/Zoom Cópias conquistou o título, pela vitória de 4×3 contra a Eliagro. Sassarico, William e Merrinha (2) marcaram para o campeão, Luciano Nenem e Vanderlei (2) para a equipe vice-campeã.

Presidente da Liga Patense de Desportos, Cássio Luís Ribeiro Duarte esteve presente. Também o diretor da divisão de esportes da Prefeitura de Patos de Minas, Vanderlei Rodrigues Resende (Delei).

As duas equipes adquiriram o direito de serem ajudadas para a disputa do Torneio Regional, no segundo semestre.

(AG)
Fotos: Toninho Cury

Mamoré ganha o clássico e avança no módulo II

Mamoré fechou sua participação na primeira fase do módulo II com nova vitória sobre a URT, dessa vez por 2×1, gols de Jonathan Machado e Ricardo, marcando Paulinho Belém, para a Celeste. Além de conquistar a primeira vitória diante do rival no Estádio “Bernardo Rubinger”, o Sapo terminou em primeiro lugar no grupo “A”, porque o Araxá perdeu no “Parque do Sabiá” por 1×0 para o Uberlândia.

Assim estão classificados para o quadrangular final: Mamoré, Araxá, Tombense e Ipatinga.

O jogo em Patos de Minas teve gol logo aos 40 segundos, através do zagueiro Jonathan Machado, após cobrança de falta de Evandro, ao lado da área, pela esquerda. Sapo teve chance de aumentar o marcador com o chute perigoso de Thiago Carvalho e defesa de França e uma finalização de Leandro Miranda, que o goleiro celeste espalmou para o lado. A primeira oportunidade do Trovão foi aos 26 minutos, com arremate de Jean Carlo, que Thiago Wanderson mandou à escanteio.

O Mamoré ainda teve uma chance com Evandro, antes da cabeça de Nelito, aos 41, quase empatando a partida, após jogada de Paulinho Belém pela esquerda. A celeste chegou ao empate com Paulinho Belém, aos 43, fechando o placar no primeiro tempo.

Na etapa final, a Celeste começou melhor e teve duas chances com Nelito, que escorregou na hora da finalização, bloqueado pelo goleiro e Dinei, numa cabeçada.

Os dois treinadores mexeram em suas equipes. Eugênio Souza reforçou a marcação no meio-campo, setor que era dominado pelo adversário. E surtiu efeito. A URT perdeu o poder de criação. Aos 23 minutos, numa jogada individual, o lateral-direito Ricardo chutou de pena esquerda prá fazer 2×1.

Auecione Alves colocou mais atacantes com o objetivo de virar o marcador. O único resultado que interessava à Poeira seria a vitória. Jogando com a vantagem do empate, o Mamoré administrou o resultado. Houve mais duas chances de gol, uma com Robert, do alvi-verde e outra com Nelito, numa cabeçada perigosa, mas prá fora.

Após os acréscimos, o apito final do árbitro e vitória do Mamoré, classificado para o quadrangular final com a consequente eliminação da URT, diferentemente do ano passado, quando quem se classificou foi o time da Avenida Brasil e o Sapo ficando fora.

Vitória merecida do Mamoré, muito valorizada pela URT.

Mamoré 2×1 URT

Gols: Jonathan Machado (M) aos 40 segundos e Paulinho Belém (URT) aos 43 min no 1º tempo; Ricardo (M) aos 23 do 2º período.

Mamoré: Tiago Wanderson, Ricardo (A), Paulinho, Jonathan Machado e Wagner (A); Thiago Carvalho, Marcelinho (A), Evandro (Robertinho) e Jouberth (A); Leandro Miranda (A) (Jéferson) e Jonathan (Robert). Treinador: Eugênio Souza.

URT: França, Leandro (A), Gilson Baiano, Danilo Mendes e Renan (Henrique César); Joilson (Rodrigo Santos), Dinei (A), Jean Carlo (A) (Rodriguinho)(A) e Wellington Dias; Nelito e Paulinho Belém (A). Treinador: Auecione Alves.

Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (correta arbitragem); Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Marconi Helbert Vieira.

Renda: R$ 104.145,00 – Público pagante: 6.105 (sem somar os sócios-torcedores) – Público presente: 7.200 (estimativa).

Mamoré quebrou dois tabus nesse campeonato. Venceu à URT por 3×1 no “Zama Maciel”, após oito anos sem vitória e quinze anos sem vencer no “Mangueirão” e agora, a primeira vitória no “Bernardo Rubinger”, depois de três enfrentamentos com o rival.

Recorde de público nos clássicos com a estimativa de 7.200 presentes. O recorde anterior foi registrado em 2001, numa partida disputada no “Zama Maciel”, de 4.883 pagantes.

Grupo A

A vitória no clássico deu ao Mamoré o primeiro lugar do Grupo “A” com 20 pontos, deixando o Araxá em 2º com 17, depois da derrota de 1×0 no “Parque do Sabiá” para o Uberlândia. A Patrocinense derrotou o Funorte em Patrocínio por 2×1, para cumprir tabela.

A pontuação na chave ficou assim: Mamoré (20), Araxá (17), Uberlândia (16), URT (14), Patrocinense (13) e Funorte (2).

Classificados: Mamoré e Araxá. Rebaixado: Funorte.

Grupo B

A equipe que está em melhor momento na competição, o Tombense, jogou pela primeira vez em seu Estádio em Tombos e bateu o Ipatinga por 2×0, conquistando o primeiro lugar do grupo “B” e a melhor campanha dentre os 12 participantes. Tricordiano escapou do rebaixamento, ganhando em casa do Poços de Caldas por 2×1. Formiga está rebaixado, com o empate no “Juca Pedro” diante do Social em 3×3.

Os números da chave: Tombense (21), Ipatinga (20), Poços de Caldas (12), Social (11), Tricordiano (9), Formiga (8).

Classificados: Tombense e Ipatinga. Rebaixado: Formiga.

CLASSIFICAÇÃO DO MÓDULO II – 2012 – PRIMEIRA FASE
GRUPO A
POS
CLUBE
PG
JG
V
E
D
GF
GC
SD
%
Mamoré
20
10
6
2
2
14
10
4
66,6
Araxá 17 10
5
2
3
15
7
8
56,6
Uberlândia
16
10
4
4
2
16
9
7
53,3
URT
14
10
4
2
4
16
14
2
46,6
Patrocinense 13
10
3
4
3
9
12
-3
43,3
Funorte 2
10
0
2
8
9
27
-18
6,6
GRUPO B
POS
CLUBE
PG
JG
V
E
D
GF
GC
SD
%
Tombense
21
10
6
3
1
17
7
10
70
Ipatinga
20
10
6
2
2
18
9
9
66,6
Poços
12
10
3
3
4
9
10
-1
40
Social
11
10
3
2
5
13
17
-4
36,6
Tricordiano
9
10
2
3
5
10
18
-8
30
Formiga 8 10 1
5
4
11
17 -6 26,6
Nesta fase as equipes se enfrentam, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se as duas primeiras de cada chave, para a segunda fase. Os dois últimos (um de cada grupo) são rebaixados para a “terceirona”.
www.agesporte.com.br

Por: Adamar Gomes
Fotos: Toninho Cury e Silvano Souza

Mamoré, Araxá, Tombense e Ipatinga no quadrangular

Termina a primeira fase do módulo II do campeonato mineiro. Os classificados Mamoré e Araxá (Grupo A), Tombense e Ipatinga (Grupo B) passam para a segunda fase, com a disputa de um quadrangular, com turno e returno, para indicar os dois que terão acesso ao módulo I em 2013. Mamoré chegou em primeiro lugar em sua chave, com a vitória no clássico contra a URT por 2×1, no “Bernardo Rubinger” neste sábado (14).

Resultados da última rodada da primeira fase:

Grupo A

No “Bernardo Rubinger” – Mamoré 2×1 URT. Gols de Jonathan Machado e Ricardo (Mamoré) e Paulinho Belém (URT);

em Patrocínio – Patrocinense 2×1 Funorte;

em Uberlândia – Uberlândia 1×0 Araxá.

Classificados Mamoré (20) e Araxá (17). Os outros participantes da chave: Uberlândia (16), URT (14) e Patrocinense (13). Rebaixado: Funorte (2).

Grupo B

Em Tombos – Tombense 3×0 Ipatinga;

em Três Corações – Tricordiano 2×1 Poços de Caldas;

em Formiga – Formiga 3×3 Social.

Classificados: Tombense F.C. (21) e Ipatinga (20). Os demais integrantes da chave: Poços de Caldas (12), Social (11) e Tricordiano (9). Rebaixado: Formiga (8).

Próxima fase

Federação Mineira de Futebol divulga na segunda-feira (16), a tabela do quadrangular decisivo, com turno e returno, para classificar as duas equipes que terão acesso ao módulo I em 2013. Serão quatro finais de semana, com duas rodadas intermediárias, ou seja, no meio de semana.

Especulava-se no Estádio “Bernardo Rubinger”, após o clássico, a possibilidade de o Mamoré estrear fora de casa, jogando contra o Ipatinga no Vale do Aço. Nas segunda e terceira rodadas, o Sapo poderia atuar em Patos de Minas contra Araxá e Tombense. No segundo turno, o Mamoré jogaria duas vezes fora, em Tombos e Araxá. O fechamento seria contra o Ipatinga, no dia 12 de maio. Apenas especulações.

Recorde

O público do clássico Mamoré x URT deste sábado (14) bateu o recorde de todos os derbes com cerca de 7.200 presentes. No borderaux da FMF ficou registrada a renda de R$ 104.145,00 com 6.105 pagantes. Não estão computados os sócios-torcedores e as pessoas que não pagam ingresso. O recorde era do jogo disputado em 2001 no “Zama Maciel”, com 4.883 pagantes.

A diretoria do Mamoré acredita que a tendência é de casa cheia para os jogos do alvi-verde em casa, levando-se em conta o estágio atual de euforia de seus torcedores e a possibilidade de retorno à divisão de elite do futebol mineiro.

CLASSIFICAÇÃO DO MÓDULO II – 2012 – PRIMEIRA FASE
GRUPO A
POS
CLUBE
PG
JG
V
E
D
GF
GC
SD
%
Mamoré
20
10
6
2
2
13
11
2
66,6
Araxá 17 10
5
2
3
15
7
8
56,6
Uberlândia
16
10
4
4
2
16
9
7
53,3
URT
14
10
4
2
4
16
12
4
46,6
Patrocinense 13
10
3
4
3
9
12
-3
43,3
Funorte 2
10
0
2
8
9
27
-18
6,6
GRUPO B
POS
CLUBE
PG
JG
V
E
D
GF
GC
SD
%
Tombense
21
10
6
3
1
17
7
10
70
Ipatinga
20
10
6
2
2
18
9
9
66,6
Poços
12
10
3
3
4
9
10
-1
40
Social
11
10
3
2
5
13
17
-4
36,6
Tricordiano
9
10
2
3
5
10
18
-8
30
Formiga 8 10 1
5
4
11
17 -6 26,6
Nesta fase as equipes se enfrentam, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se as duas primeiras de cada chave, para a segunda fase. Os dois últimos (um de cada grupo) são rebaixados para a “terceirona”.
www.agesporte.com.br

Por: Adamar Gomes
Foto: Toninho Cury/Silvano Souza