Presidente confirma a volta do Mamoré às competições oficiais

O presidente Fábio Braga, do Mamoré, declarou nesta quarta (23) no programa Bola na Rede da Rádio Clube 98, que o clube retornará às competições oficiais neste ano, para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (Terceirona).

O próximo passo será a recomposição de diretoria e do Conselho Deliberativo, pelo afastamento do vice-presidente Edson Reis e José Armando Resende, que deixou o cargo de presidente do Conselho.

Fabinho garantiu para amanhã, quinta-feira, a divulgação do edital para a eleição de novos conselheiros, desde que estejam devidamente regularizados quanto ao título de sócio-proprietário, uma exigência do Estatuto. Essa exigência é válida para quem quiser se candidatar à presidência do Esporte Clube Mamoré. O prazo para a reunião é de 15 dias.

Dívidas

Com ajuda de parceiros e abnegados, as dívidas estão sendo quitadas e, segundo o Presidente, há pendências com o INSS e a Kick Ball, fornecedora de material esportivo, um somatório de cerca de R$ 50 a R$ 60 mil reais que, “convenhamos, é uma importância fácil de acertar”, falou o Presidente.

Empresários

Fabinho disse ainda sobre empresários, dispostos a investir na parte de estrutura financeira e do futebol, para a formação de um elenco competitivo, com a meta de conseguir o acesso para o Módulo II de 2023.

Rivalidade

O Presidente esmeraldino declarou que “a queda da URT para o Módulo II, trouxe mais motivação muito grande para o Mamoré, em retornar às disputas e poder chegar no ano que vem, na mesma divisão que o rival”. Disse ainda o mandatário alviverde: “Eu respeito a URT, mas torci muito para esse rebaixamento”. 

As declarações mexeram com a galera das duas equipes e a caixa de mensagem do watts app do Bola na Rede ficou lotada de comentários, com manifestações de torcedores do Trovão Azul e do Sapo.

Candidato

Fábio Braga citou nomes para presidente da executiva e do Conselho, como João Alemão e Capitão Nogueira, pois a sua intenção é se afastar da presidência, com disposição de continuar ajudando em outro setor. E deixou transparecer que continuaria no cargo, para o qual tem direito por mais ano, se não aparecer esse novo candidato.

Por: Adamar Gomes – Foto: Luís César

 

Diretores do Mamoré prestam conta da temporada 2021

Pres. Fábio Braga e o repórter Fausto Mundim

O presidente Fábio Braga, do Mamoré, prestou contas de sua administração nesta temporada, na entrevista a Rádio Clube 98, no programa Bola na Rede, acompanhado por José Armando Resende, presidente do Conselho Deliberativo e o advogado Geraldo Nogueira Arcanjo (Capitão Nogueira), responsável pelas alterações estatutárias.

A prioridade da executiva foi a de sanear financeiramente o clube esmeraldino, quitando débitos junto a fornecedores, ações judiciais e outras contas de anos anteriores. Alguns compromissos ainda terão que ser acertados e segundo o presidente, isso será feito nos próximos meses e não chegam a R$ 120 mil reais.

Fábio Braga não garantiu se será candidato na próxima eleição. Caso seja ele o candidato, será analisada com muito cuidado a participação do clube na próxima competição da FMF, no segundo semestre de 2022, o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.

Capitão Nogueira e José Armando Resende

José Armando, do Conselho, falou das alterações estatutárias, adequando o clube às novas exigências do Código Civil, além de definir as formações da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e Conselho. Segundo ele, o mandato da atual diretoria vai até março, quando será divulgado o edital de convocação para a próxima eleição. 

O advogado Capitão Nogueira, considera que as alterações eram necessárias e deixa o clube preparado para o futuro, inclusive em caso de transformação em clube-empresa. O Conselho Deliberativo passará a ter 15 membros efetivos e dez suplentes. O Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) deixa de existir com a criação do Conselho Fiscal e o Conselho de Ética e Disciplina. 

Continuarão os problemas sócio-contribuinte e Família esmeraldina. Diretoria incentivará o Sócio-proprietário, que terá direito a ser votado para cargos da Executiva e do Conselho Deliberativo.

Por: Adamar Gomes 

Presidente do Mamoré presta conta de sua administração, após mais de cinco meses da posse

Eleito e empossado no dia 6 de março de 2021, o presidente Fábio Henrique Braga, do Mamoré, presta contas de sua administração. A situação financeira do clube é confortável, embora não seja “para cruzar os braços”, segundo o dirigente, A dívida em março passava dos R$ 170 mil reais e, hoje, chega aos R$ 121 mil reais, sendo que algumas contas a pagar são negociáveis. Acredita Fábio Braga que até o fim do ano, esse compromisso seja de pouco mais de R$ 35 mil reais. 

Ainda em março foram contratados os profissionais Carlos Alberto “Pael”, Walério Melo e Thales Affá, para a criação de uma equipe de jovens, que chegou a disputar alguns amistosos. No pensamento da diretoria, esse trabalho deverá continuar no primeiro semestre de 2022, preparando o clube para o retorno às competições da Federação Mineira de Futebol, seja com os juniores ou profissionais. 

Eleições

Desejo do presidente é convocar eleições para fevereiro do próximo ano e caberia à nova direção, decidir sobre o futuro da equipe profissional para a temporada 2022.

Estatuto

Algumas adequações deverão ser realizadas no Estatuto da entidade, para cumprir as exigências legais.

Negociação

Fábio Braga confirmou sondagens feitas pela empresa Supermercados BH, para utilização do espaço do estacionamento do Estádio Bernardo Rubinger, para construção de uma de suas unidades. A referida empresa não apresentou resposta ao que foi sugerido pelo clube, de um contrato em regime de comodado, a exemplo da negociação que envolveu o Clube Atlético Olaria e o Supermercado Bernardão, com a associação tendo ganho financeiro mensalmente. As negociações ainda não evoluiram.

Por: Adamar Gomes

 

Mamoré 72 anos neste 13 de junho

No dia 13 de junho de 1949 nascia em Patos de Minas, o Esporte Clube Mamoré, que comemora hoje 72 anos de existência. Por conta da pandemia do coronavírus, nenhuma solenidade foi programada para o Estádio Bernardo Rubinger, que vem sendo utilizado atualmente por uma equipe de jovens valores que estão sendo observados, para que aproveitamento em futuras competições, que ainda não estão confirmadas.

A atual diretoria, com a presidência de Fábio Braga priorizou para este ano, a estruturação financeira do clube, tendo desistido de disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que terá seu início no segundo semestre, competição oficial da Federação Mineira de Futebol.

As comemorações do ano passado foram de forma on-line, com depoimentos de diretores e torcedores, abordando a história do clube alvi-verde e exibição de vídeos, com jogos do Sapo.

A última comemoração com presença efetiva de torcedores foi nos 70 anos, em 2019. Foi numa quinta-feira, feriado em Patos de Minas pelo dia do padroeiro Santo Antonio, com churrasco, barzinho funcionando, além de homenagens e anúncio do novo treinador Gustavo Brancão e dos primeiros jogadores contratados para a disputa da Segunda divisão. Naquela oportunidade foram homenageados cinco ex-jogadores: o goleiro Bajoso, o lateral-esquerdo Bené, o meia Edvar, os atacantes Iolando e Anedino, 

A diretoria almeja que, no próximo ano, nos 73 anos, o Mamoré possa homenagear outros ex-atletas e pessoas que presentaram serviços ao Esporte Clube Mamoré.

Parabéns, à toda a família esmeraldina!!!!!!

Por: Adamar Gomes

 

Mamoré inicia projeto do futebol com amistoso no Bernardo Rubinger

A nova diretoria do Mamoré deu início ao projeto de futebol com a formação de uma equipe de jovens atletas que, futuramente poderão ser aproveitados na equipe profissional. Nesse domingo (6), de manhã, a bola voltou a rolar no Estádio Bernardo Rubinger, com mais um teste do novo time, comandado pelo técnico Pael e tendo como coordenador técnico, o professor Walério Melo. Outros três jogos-treinos haviam sido realizados. 

A adversária foi uma seleção de Várzea da Palma. O treinador Pael, tomando por base os testes anteriores, colocou em campo os considerados titulares no primeiro tempo, que teve a vitória do Sapo por 2×0. Na etapa final, entraram os do time B, quando foi registrado o empate em 1×1, ou seja, 3×1 para o Mamoré no placar agregado.

Segundo Carlos Alberto Souza Pinto (Pael), a maior parte do elenco é formada por garotos de 17 e 18 anos, mas há alguns com idade superior. Disse também que o clube não está promovendo nenhum tipo de “peneira” e, que a partir de agora, os novos jogadores somente serão aceitos por indicação, para serem observados. 

O próximo amistoso-teste está marcado para o fim de semana, contra uma equipe de Unaí. Os treinamentos estão sendo realizados às terças e quintas no Estádio Bernardo Rubinger, devendo ser ampliados nos próximos dias. 

Depois de descartada a participação do Mamoré no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão da atual temporada, aguarda-se a definição do presidente Fábio Braga sobre a possibilidade de confirmar presença em uma competição amadora. Recentemente, Fabinho comentou sobre a possível realização de um torneio sub-23, promovido pela  Liga Uberlandense, porém não houve definição até o momento. 

Jogadores 

Relação dos atletas que participaram da movimentação desse domingo:
Matheus Lagares, Hiago, Cleutinho, Gabriel Pereira, Gabriel Cardoso, Nícolas, Vitinho, Gabriel Dhiony, Tiago, Samuel, Iago, Diego, Ian Borja, Gustavo, Lucas, Luan, Gustavinho, Carlos, Gabriel Jesus, Luiz Cláudio, Vítor Daniel e Pablo.

Por: Adamar Gomes

Mamoré não confirma participação no campeonato da terceira da FMF

Presidente Fábio Braga, do Mamoré, participou de entrevista no programa “Bola na Rede” da Rádio Clube 98, para apresentar os seus argumentos para a não participação do Mamoré, no Campeonato da Segunda Divisão, a terceirona mineira.

Segundo o dirigente, a decisão foi tomada em conjunto com o Conselho Deliberativo, depois de analisadas todas as possibilidades econômicas da agremiação, perante os elevados custos financeiros, inviabilizando completamente a disputa.

Fabinho iniciou suas declarações, falando do momento grave da agremiação.

“Foram feitas coisas erradas na última temporada, sendo trágicas para o clube. Houve também acertos. Mas, no balanço final, ficaram dívidas, algumas delas até outras gestões passadas. Tivemos que acertar algumas rescisões de jogadores e cobrir outros gastos.”

Fabinho deixou bem claro que a decisão de não participar é da presidência com o aval do Conselho Deliberativo, em reunião, em que todas as variáveis foram analisadas.

Diante disso, não foi enviado o ofício de confirmação da presença no Campeonato, que deveria ter sido despachado para a Federação Mineira de Futebol no dia 20, quinta-feira.

O Conselho Técnico está marcado para a próxima terça-feira (25).

“Foi levado ao Conselho, o orçamento do Campeonato e o total das dívidas a serem sanadas. A equipe de marketing esteve presente e não garantiria nem 20 por cento dos gastos. Houve unanimidade de ideias. Não podem me cobrar nada. Tudo foi passado a limpo e partilhei a situação com todos os conselheiros, que foram unânimes em se posicionarem para não disputar.”

“Pessoalmente queria disputar, apesar de ser uma terceira doída, mas tem que passar por ela. Assim, ficou decidido que o Mamoré não vai disputar esse ano.”

De acordo com o presidente, o levantamento feito por especialistas seria de um gasto por volta de R$ 500 mil reais. Confirmou que alguns clubes e até empresários fizeram proposta de cessão de jogadores, mas com salários e todas as despesas pagas pelo Mamoré.

“Dessa forma, fica difícil. Parceria funciona de outra forma, meio a meio, por exemplo. Agora, mandar jogador prá eu pagar, sem previsão de receita, não dá. Isso é por o time em campo e deixar aí R$ 300 mil de dívidas. Não quero isso. Não quero ficar marcado por fazer dívidas como outros deixaram. É o Mamoré em primeiro lugar. Agora, se chegar alguém disposto a bancar, é só me procurar. Se for o caso, pode assumir e eu me afasto. Com essa pandemia, com empresas em dificuldades, não há condições de investimento. Não faria isso.”

Sobre as críticas, Fábio Braga respondeu:

“Torcedor chiar é normal. Estou preparado prá isso. Pressão não funciona. Foi levado ao Conselho. Os conselheiros foram unânimes.”

Em tom de brincadeira, o presidente acrescentou:

“De repente, até o dia da reunião (terça) aparece alguém que tenha sido premiado na Mega Sena, prá nos ajudar”.

Sub-23

Finalmente, Fabinho falou de um convite feito pela Liga de Futebol de Uberlândia, para que o Mamoré participe de uma competição sub-23, com boa premiação. Alguns times do Triângulo e região, insatisfeitos com taxas da Federação e quebrados, já teriam aderido à competição.

“Não sei se vamos disputar. O gasto é menor, de cerca de 20 a 30 mi reais. Vou levar a sugestão ao Conselho Deliberativo para ser analisada. Se houver possibilidade, vamos disputar. Em caso contrário ficaremos o ano todo inativos para estruturar para 2022.”

Momento difícil

Em uma campanha irregular e de muitas dificuldades, potencializada pela pandemia do coronavírus, o Mamoré em 2020 no Módulo II. ficou enfraquecido na competição e acabou rebaixado. Desde o dia 31 de outubro do ano passado, com a derrota em Juiz de Fora para o Tupi por 3×1, já se sabia que o desafio a seguir seria começar do zero.

Em 30 de novembro de 2020 foi feita a nova eleição, realizada na sede do Rotary Clube, na rua Maranhão. José Luiz Borges Júnior assumiu no dia 1º de dezembro, com mandato até 30 de novembro de 2022. Com a eleição recente, pela primeira vez, como vereador à Câmara Municipal de Patos de Minas, José Luiz compareceu ao “Bola na Rede” da Rádio Clube 98, dizendo que o seu principal objetivo seria: “Montar um time competitivo no segundo semestre (2021) para a disputa do campeonato”. Houve a promoção do Churrasco Premiado logo a seguir.

No entanto, no dia 20 de janeiro deste ano, tanto o Presidente José Luiz Borges Júnior, quanto o seu vice, José Eustáquio de Faria Júnior, apresentaram suas cartas de renúncia e foram seguidos por diversos membros da diretoria.

José Armando Resende, presidente do Conselho Deliberativo, publicou novo edital de convocação para novas eleições. E no dia 6 de março de 2021, foi eleita a chapa única, “Conservadora Esmeraldina”, tendo à frente o presidente Fábio Henrique Braga, iniciando mais um mandato até 5 de março de 2023.

Por: Adamar Gomes

Mamoré anuncia os três primeiros contratados da temporada 2021

Mamoré anunciou as três primeiras contratações para o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a Terceirona, no segundo semestre. São eles, o treinador Pael, o coordenador-técnico Walério Melo e o preparador-físico Thales Affá. Anúncio foi feito pelo novo presidente do clube, Fábio Henrique Braga.

Carlos Alberto Souza Pinto, Pael, será o comandante da equipe . O ídolo da equipe esmeraldina, participou de várias conquistas do Sapo e trabalhou como treinador e como auxiliar técnico, após sua aposentaria como jogador. Em 2020, Pael foi o auxiliar técnico de Luiz Eduardo. 

Walério Melo, professor de educação física, está de volta ao Mamoré, após o sucesso na montagem do time de 2008 a 2009, ocasião em que o Sapo conquistou de forma inédita do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a Terceirona. 

Thales Affá será o preparador-físico. Já foi atleta profissional e defendeu o alvi-verde de 2003 a 2005. Como preparador tem passagens por Cruzeiro, Ipatinga, URT e Patrocinense. É treinador e coordenador do projeto Soccer Trainner.

Pael, Affá e Walério começam a trabalhar, focados na escolha dos jogadores que deverão o Mamoré na competição do segundo semestre.

Por: Adamar Gomes – Fotos: Mamoré

 

Eleita e empossada a nova diretoria do Mamoré

Realizada neste sábado (6), a eleição e posse da nova diretoria do Mamoré. Apenas uma chapa foi inscrita dentro do prazo estabelecido pelo Conselho Deliberativo alvi-verde. A assembleia geral foi realizada on-line, por conta da pandemia do coronavírus e teve início às nove horas. 

A Chapa CONSERVADORA ESMERALDINA, eleita, é formada por:

Presidente: Fábio Henrique Braga
Vice-presidente de Futebol: Valmir Braga
Vice-presidente administrativo: Edson Mendes dos Reis
Vice financeiro: Mauro Magalhães
Vice Jurídico: Virgílio Ferreira
Vice da área médica: Alexandre Mata
Diretor financeiro: João Batista
Secretário-geral: Baltasar Pedro de Brito.

O mandato da diretoria teve início neste dia 6 e se estenderá até 5 de março de 2023.

Foi eleito também, por aclamação, o Conselho de Orientação e Fiscalização, chapa UNIDOS EM PROL DO SAPÃO. 

Presidente do COF. Gilberto Xavier D’Alcântara Sobrinho
Membros efeitivos: José Bonfim dos Santos, Waldir Ribeiro de Amorim (Dila), Hélio Evangelista dos Santos.
Suplentes: Joaquim do Espírito Santo, Anedino Cristiano de Brito, Élcio Caixeta de Araújo, Evaristo Alves Pereira (Valico) e Giovani Lino Andalécio.

O presidente do Conselho Deliberativo, José Armando Resende, declarou todos EMPOSSADOS.

Por: Adamar Gomes

Novas eleições no Mamoré em março

O Conselho Deliberativo do Mamoré publica edital de convocação para a Assembleia Geral Estraordinária, com o objetivo de realizar novas eleições no clube, depois dos pedidos de renúncia de José Luiz Borges Júnior e seu vice José Eustáquio de Faria Júnior, no último 22 de janeiro.

José Luiz Borges Júnior e todos os membros da nova diretoria foram eleitos no dia 30 de novembro de 2020 e a posse festiva no dia 19 de dezembro, durante o evento Churrasco Premiado no Estádio Bernardo Rubinger.

Edson Reis, ex-presidente e que, na nova diretoria, ocupava o cargo de vice de finanças, também apresentou sua carta renúncia.

As novas eleições acontecem no dia 6 de março de 2021, um sábado, a partir de 9h da manhã. O registro deverá ser feito até às 18h do dia 19 de fevereiro próximo, através de requerimento acompanhado de declaração assinada por todos os membros que compõem cada chapa. 

Segundo o edital, os assuntos a serem tratados são os seguintes:

1 – Eleição do Conselho Fiscal
2 – Eleição da Diretoria Executiva
3 – Posse dos novos conselheiros e diretores
4 – Assuntos de ordem administrativa.

Falso empresário

Diretores do Mamoré tomaram conhecimento de ações que teriam sido praticadas por um  falso “empresário” que estaria oferecendo vagas a atletas, no time do Mamoré, com o compromisso de se apresentarem no dia 10 de fevereiro para disputar campeonato em março. 

O Mamoré se manifestou em nota, rechaçando que tal fato é totalmente descabido, mesmo porque o Sapo só disputará competição oficial no segundo semestre. O cliube não autorizou a quem quer que seja o recrutamento de jogadores para contratação, peneiras ou avaliações.

O clube registrou na Polícia Militar um boletim de ocorrência para que sejam apuradas as responsabilidades e identificado o suposto “empresário” que estaria utilizando o nome da agremiação. 

Por: Adamar Gomes

Mamoré tem redução de pena no Tribunal Pleno do TJD

Nessa terça (19), o tribunal pleno do TJD julgou o recurso do Mamoré, que havia sido punido com multa de R$ 500 reais e perda de dois mandos de campo, pelos incidentes no jogo do Campeonato Mineiro do Módulo II, dia 25 de outubro de 2020, contra o Democrata de Sete Lagoas, que terminou empatado em 2×2. 

Segundo relatório do árbitro, houve “invasão de um trupo de torcedores no campo de jogo, insultando membros da equipe do Democrata”. No relatório consta ainda que “a empresa de segurança não deu garantia ao quarteto de arbitragem, que foi abordado por membros do clube na porta do vestiário, reclamando sobre os acréscimos do jogo.” 

A diretoria entrou com pedido de efeito suspensivo, que foi atendido e, finalmente, teve o seu julgamento na última terça-feira. 

O resultado no Tribunal Pleno foi de 5 votos contra 4 para redução da pena referente à perda de mando de campo. Dessa forma, o Mamoré terá que cumprir uma perda de mando na próxima competição. 

Diretoria entrou com pedido de efeito suspensivo. O caso voltou a julgamento ontem no TJD.

Por 5 votos a 4 o recurso foi provido apenas para reduzir a perda de mando de campo para 1 partida. 5 votos reduziram a perda de mando para 1 jogo e os outros 4 votos afastavam a perda de mando. E, por unanimidade, os juizes mantiveram a multa de R$ 500 reais. 

Por: Adamar Gomes