Flamengo é, de novo, o campeão brasileiro

FlamengoTermina o Campeonato Brasileiro 2009, o mais disputado dos últimos tempos. O campeão terminou com 67 pontos, dois à frente do segundo e terceiro colocados e cinco à frente do quarto e quinto.

O Flamengo foi campeão diante do Grêmio por 2×1 num Maracanã lotado. Gaúchos marcaram primeiro, aos 21, com Roberson, surpreendendo a todos que esperavam que o Grêmio “entregasse” o jogo para não colocar o Inter campeão. Tá certo com os dirigentes gremistas terminaram algumas baixas no time, porém os que entraram mostraram que o futebol não morreu.

O Mengo empatou aos 29 com David, fazendo diminuir a ansiedade e dominou o segundo tempo fazendo o tento da vitória aos 24 com Ronaldo Angelin.

A rodada

No sábado, o Atlético bobeou no Mineirão e levou de três de um Corínthians quase todo reserva. Diego Tardelli perdeu pênalti, mas ainda assim terminou em primeiro na artilheiro ao lado de Adriano do Flamengo, com 19 gols. Celso Roth foi demitido por Kalil, por telefone.

Em Recife, o rebaixado Náutico contabilizou mais uma derrota, para o Avaí, por 1×0.

No domingo, São Paulo fez a sua parte e goleou o Sport por 4×0. Terminou em terceiro, ganhando uma posição na rodada final.

Na Vila Belmiro, Cruzeiro virou prá cima do Santos por 2×1, com gol de Kleber que entrara dois minutos antes. Resultado coloca o vice-campeão da Libertadores na competição continental do próximo ano, mesmo que seja na pré.

Barueri, com vaga na Sul-americana, empatou em casa com o Atlético Paranaense, que só cumpria tabela, sem gol.

No Couto Pereira, Coritiba, no ano do centenário, foi rebaixado prá segundona, com o empate com o incrível Fluminense em 1×1. Tricolor calou a boca de muita gente que já havia apregoado a sua queda para a B. O pior em Curitiba, foi a selvageria na final, com vândalos invadindo o gramado, para agredir o árbitro Vuaden, entrando em confronto com policiais… uma baderna. Muitas cadeiras foram destruídas e as ferragens foram utilizadas como armas. Vamos ver as providências.

Internacional, no Beira-Rio, despachou o Santo André para a Série B com os 4×1 e ficou esperando um milagre, que não aconteceu, no Maracanã. Ficou com o segundo lugar.

Vitória e Goiás, garantidos na Sul-Americana, empataram em 2×2 no Barradão.

No Engenhão, Botafogo escapou do rebaixamento e tirou o Palmeiras da Libertadores com 2×1 no placar. Palmeiras que liderou o campeonato e esteve perto da conquista do título, acabou fraquejando, numa incompetência de diretores e elenco.

No Brasileirão que “derrubou os matemáticos”, o Flamengo é o campeão. Para os rubro-negros é o hexa: 80, 82, 83, 87, 92 e 09.

Por: Adamar Gomes