Holanda chega à final pela terceira vez

Holanda é a primeira finalista da Copa do Mundo 2010, ao vencer o Uruguai por 3×2 nesta terça (6) na Cidade do Cabo. E a terceira final dos holandeses que são duas vezes vice-campeões mundiais, em 1974 na Alemanha e 1978 na Argentina, nas duas oportunidades perdendo para os anfitriões.

Com o resultado caiu o último dos sul-americanos e, consequentemente, os europeus passarão a ter dez titulos juntos, contra nove da América do Sul.

Holanda começou melhor o jogo, com o seu futebol pragmático, marcou o primeiro aos 18 minutos com Van Brunckhost, um tirambaço de fora da área e dava a impressão quer ganharia com facilidade.

No entanto, o Uruguai equilibrou as ações e empatou aos 40, com Forlán, um dos destaques da equipe.

No segundo tempo, os uruguaios começaram no ataque, mas levaram o segundo gol através de Sneijder, aos 24 minutos. O atacante Van Persie, em posição de impedimento, tentou ainda desviar a bola, participando do lance, porém a arbitragem não marcou.

Aos 29, Robben marcou mais um para a Holanda, dificultando a reação dos sul-americanos. Quando todos esperavam o fim do jogo, o Uruguai marcou mais um, nos acréscimos, com Máxi Rodrigues e, na base do sufoco, tentou em vão o empate.

Holanda espera a definição de seu adversário no jogo desta quarta (7) entre Alemanha e Espanha, em Durban, enquanto que o Uruguai decidirá o terceiro lugar, sábado às 15:30 em Porto Elizabeth, onde a estressada seleção brasileira foi eliminada.

Por: Adamar Gomes