São Paulo é hexa; Vasco cai para a B

São Paulo: hexacampeão brasileiro

São Paulo: hexacampeão brasileiro

São Paulo faz 1×0 no Goiás na cidade do Gama, Distrito Federal e se torna o maior ganhador de títulos do Campeonato Brasileiro, seis no total, além de ser o primeiro clube a faturar a competição trêz vezes seguidas.

O único gol no Bezerrão foi marcado por Borges, impedido, aos 21 minutos do primeiro tempo. Goiás era o mandante e jogava no DF por ter perdido mando de campo determinado pelo STJD.

Muricy Ramalho é o primeiro treinador com três títulos seguidos no Brasileirão por uma mesma equipe. Rubens Minélli também tem três títulos no Nacional, porém duas vezes com o Internacional (1975-76) e com o mesmo São Paulo (1977).

O Campeonato termina com uma polêmica envolvendo a arbitragem. A CBF recebeu no sábado uma denúncia de suposta tentativa de manipulação do resultado no jogo do São Paulo e acabou afastando o árbitro sorteado Wagner Tardelli, escalando em cima da hora, Jaílson Macedo Freitas, da Federação Baiana.

Campanha

O São Paulo que não esteve bem posicionado no primeiro tempo, pegou o embalo na segunda parte da competição. A sua última derrota havia sido para o Grêmio, na primeira rodada do returno, por 1×0 em Porto Alegre, no dia 17 de agosto.

Depois disto, o time de Muricy Ramalho não soube o que é derrota nos 18 jogos seguidos até a conquista do tri (seguidamente) e hexa (de forma global).

Tricolor paulista termina com 75 pontos em 38 jogos, 21 vitórias, 12 empates e 5 derrotas, 66 gols marcados, 36 sofridos, saldo de 30 gols e 65,8% de aproveitamento.

O vice-campeão Grêmio, que venceu o Atlético por 2×0 neste domingo, conseguiu 72 pontos em 38 jogos, 21 vitórias, 9 empates e 8 derrotas, 59 gols marcados, 35 sofridos, saldo de 24.

São Paulo, Grêmio e Cruzeiro, 1º, 2º e 3º colocados respectivamente, garantiram vaga na Libertadores. O 4º colocado Palmeiras vai para a pré-libertadores.

O Atlético terminou em 12º lugar e garantiu vaga na Copa Sul-Americana. Enquanto isto, cairam para a Série B: Figueirense, Vasco da Gama, Portuguesa e Ipatinga.

(AG)

Fotos da conquista do São Paulo: