Toninho fala da visita técnica ao Estádio Bernardo Rubinger

Antonio Limírio de Araújo, um dos membros do Conselho Deliberativo do Mamoré falou sobre a visita técnica ao Estádio Bernardo Rubinger, visando a Copa do Mundo de 2014.

O Brasil sediará a competição e 145 cidades estão sendo vistoriadas, como candidatas a CTS (Centro de Treinamento de Seleções).

Em Minas Gerais, membros da Secretaria Extraordinária da Copa visitaram e aprovaram no primeiro momento  as estruturas de Uberlândia, Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Montes Claros.

Outras cidades, como Patos de Minas, passaram pelo crivo da Secretaria, que observa a estrutura hoteleira e de aeroporto, assim como locais de treinamentos.

De acordo com o Comitê Organizador, após a análise, criteriosa das cidades-candidatas, serão feitos novos cortes para se chegar à primeira lista de prováveis centros de treinamento.

Espera-se que, até o final do ano, saia a relação, em que o Comitê Organizador teria a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, podendo atingir a marca de 90 locais.

A seleção dos CTS se baseia em critérios estritos. Com relação ao setor hoteleiro, por exemplo, o hotel deve ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender a, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.

Sobre o setor aeroportuário, a cidade deve ser próxima de algum aeroporto com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento hotel-aeroporto, via ônibus com batedores. Já a distância máxima de deslocamento entre hotel e centro de treinamento deverá ser de 20 minutos.

Por último, o CTS deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela Fifa, além de spa, piscina e áreas fitness.

Sobre as condições do Estádio Bernardo Rubinger, fala Antonio Limírio de Araújo…

centro-treinamento-selecoes

Por: Adamar Gomes
Foto: Toninho Cury