Brasil estreia com empate na Copa do Mundo 2018, sem árbitro de vídeo

No quarto dia de competições na Copa do Mundo 2018, na Rússia, Brasil empatou em sua estreia, em Rostov, diante da Suiça em 1×1. Time comandado pelo técnico Tite foi bem no primeiro tempo e saiu na frente com gol de Philippe Coutinho, que naquele momento era o melhor da seleção, aos 19 minutos, finalizando de fora da área, no ângulo esquerdo do goleiro suiço.

No segundo tempo, Zuber, de cabeça, depois de escanteio cobrado da direita, empatou a partida aos 4 minutos. O zagueiro Miranda foi empurrado no lance e o árbitro acabou não marcando a falta e nem convocando o VAR – o árbitro de vídeo, que está sendo decisivo neste mundial, pelo menos em jogos anteriores.

A seleção brasileira parece ter se abatido pelo empate e não conseguiu mais comandar as ações. O atacante Neymar, que ainda não está 100% fisicamente (isso ficou evidenciado), teve uma atuação discreta e acabou não fazendo a diferença. 

Time jogou com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (que foi o capitão); Casemiro (CA); Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. No segundo tempo foram feitas três alterações: Fernandinho em lugar de Casemiro (pendurado com o cartão amarelo); Renato Augusto em lugar de Paulinho e Roberto Firmino no posto de Gabriel Jesus.

Foram 36.482 torcedores em Rostov. Arbitragem do mexicano Cesar Ramos, comprometedora. A Seleção ainda reclama um pênalti que teria sido cometido em Gabriel Jesus, mas é o lance passível de interpretação. O atacante brasileiro acabou forçando a barra e preferiu cair a seguir disputando a jogada. 

Em sua entrevista, o técnico Tite avaliou que os jogadores que participaram das substituições foram bem, mas não quis adiantar se haverá mudanças para o segundo jogo do Grupo E, marcado para sexta-feira, diante de Costa Rica.

Quem é favorito?

A primeira rodada, que ainda não terminou, está mostrando que os tidos e havidos como favoritos estão encontrando dificuldades e “dando com os burros n’água”.

A Alemanha foi derrotada pelo México por 1×0. A Argentina empatou com a Islândia em 1×1. E agora o Brasil terminou em 1×1 com a Suiça.

A anfitriã Rússia inaugurou a Copa com 5×0 diante da Arábia Saudita. Uruguai bateu o Egito (1×0). Marrocos caiu diante do Irã (1×0). Croácia fez 2×0 na NIgéria. Sérvia, no grupo do Brasil, ganhou de 1×0 de Costa Rica. 

A França fez o seu papel com os 2×1 na Austrália. E no jogo mais movimentado até agora, Portugual e Espanha empataram em 3×3, com direito a três gols de Cristiano Ronaldo: o primeiro de pênalti, o segundo, num frango do goleiro e o terceiro em cobrança de falta, aos 42 do segundo tempo, empatando a partida, depois da virada espanhola. 

O sábado, dia 16, contou com quatro partidas e cinco pênaltis, sendo um perdido, por Messi, no jogo da Argentina contra a Islândia.

Dos três considerados pela FIFA como melhores do mundo, apenas Cristiano Ronaldo deu o seu recado. Messi e Neymar estão devendo e têm, pelo menos mais duas partidas cada um, para mostrarem a fama que têm.

AGesporte