Carateca patense retorna aos tatames e conquista o bronze no Meeting Nacional

O patense Rafael Nascimento é um dos nomes em destaque no Karatê Brasileiro, detentor de diversos títulos o atleta natural de Patos de Minas, optou por se resguardar e proteger sua família durante o período de pandemia. Desta forma o atleta ficou mais de 15 meses longe das competições que continuaram ocorrendo ao redor do mundo e também no Brasil.

Em entrevista para Rádio Clube98, o atleta, ressaltou que quando tomou a decisão, estava ciente do risco de uma possível perda de ritmo que poderia  prejudicá-lo no retorno aos tatames em competições.

“Foi um risco que assumi com total consciência e a partir do momento que todo mundo lá em casa, já estava vacinado, que eu consegui me vacinar e fazer isso com segurança, eu decidi voltar aos tatames. Como já era esperado, essa falta de ritmo de competição, me prejudicou um pouco nessa volta.” Explicou.

Nos momentos mais críticos da pandemia o Carateca, continuava realizando os treinamentos em sua casa. Após uma aparente queda nos casos de Covid-19 na cidade, Rafael iniciou os treinamentos na academia de forma individual ou ao lado de seu pai e sensei Emerson Nascimento e também de seu irmão.

No dia 27 de agosto, o jovem desembarcou em fortaleza, para disputar o Meeting Nacional, uma competição que reuniu dez caratecas em destaque no Brasil e também o Campeonato Brasileiro de Karatê.

Logo em seu retorno aos tatames, o atleta patense foi medalha de bronze no Meeting Nacional e duas semanas depois participou do campeonato brasileiro, onde não saiu medalhista, mas competiu ao lado dos melhores atletas do país.

“Eu considero um bom resultado sim, estar entre os três do Brasil, mesmo com tanto tempo parado, mas é evidente um pouco da queda de rendimento, devido à falta de ritmo de competição.” Afirmou o Carateca.

Sempre dedicado, Rafael continua até domingo (19) na Capital Cearense, especificamente no Centro de Treinamento de Karatê do Brasil, se preparando ao lado dos atletas da seleção brasileira, já visando às próximas temporadas.

Levando em consideração que o calendário de competições nacionais não contempla outras competições para este ano, o patense ressaltou que irá analisar as condições mais viáveis para quem sabe buscar competições em outros países.

Por: Guilherme Camargos