Mamoré escapa de perder mando de campo no Módulo II

Mamoré x Araxá, jogo da primeira fase da Segunda Divisão de 2023

Mamoré conseguiu reverter a punição de perda de um mando de campo, que seria paga na primeira rodada do Módulo II. A punição aconteceu no ano passado, em função de ocorrências na partida entre Mamoré x Araxá, da 7ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e que terminou com vitória esmeraldina por 2×1.

Naquela oportunidade, o árbitro Eric Geovanni Fernandes, constou em seu relatório:

“Ao final da partida foi arremessado no campo de jogo uma bomba vinda onde se encontrava a torcida do Araxá Esporte Clube. Informo ainda que a bomba estourou bem próxima a equipe de arbitragem que se encontrava no circulo central.”

As duas equipes foram julgadas no dia 12 de dezembro de 2023, pela Terceira Comissão Disciplinar, com a seguinte decisão:

“Processo nº 348/2023 – ESPORTE CLUBE MAMORÉ x ARAXÁ ESPORTE CLUBE, Profissional, Segunda Divisão de 02/10/2023.
Relatora: Dra. Fernanda Fonseca Paes de Sousa
ARAXÁ ESPORTE CLUBE – condenado no art. 213, parágrafo 1º com multa de R$ 1.000,00 (mil reais) e perda do mando de campo de 1 (uma) partida.
ESPORTE CLUBE MAMORÉ – condenado no art. 213, parágrafo 1º com multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) e perda do mando de campo em 1 (uma) partida.”

Para evitar a punição, o Mamoré entrou com pedido de reconsideração e foi atendido. Confira a decisão do TJD:

“O clube requerente argumenta que há precedentes tanto deste TJD/FMF quanto do STJD, no sentido da possibilidade da conversão. De fato, verifico que a conversão de pena de perda de mando de campo em medida de interesse social encontra precedentes nesta e em outras cortes desportivas. Ademais, a pena aplicada foi mínima (1 jogo), decorrente de partida da segunda divisão, ao passo que agora o clube jogará o Módulo II. Com essas considerações, em juízo de retratação, defiro o pedido do ESPORTE CLUBE MAMORÉ, para converter a pena de perda de 1 (um) mando de campo por medida de interesse social. A medida deverá ser cumprida nos estritos moldes da petição protocolada em 12/03/2024, e comprovada nestes autos no prazo máximo de 10 (dez) dias contados da data da ação social. Belo Horizonte, 24 de abril de 2024. Gabriel Senra da Cunha Pereira Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da FMF.”

A diretoria alviverde decidiu a forma de cumprir a ação social. Haverá doação de cadeiras de banhos e andadores ao Rotary Clube de Patos de Minas que atende, através de seu Banco de Cadeiras de Rodas, a várias pessoas necessitadas, através de empréstimo de equipamentos. 

Com isso, segue normal a tabela do Mamoré no Campeonato Mineiro do Módulo II, com estreia no sábado (4 de maio) no Dilzon Melo diante do Varginha e, na segunda rodada, a estreia no Bernardo Rubinger diante do North de Montes Claros, no domingo (12 de maio) às 18 horas.

www.agesporte.com.br