Seis das oito vagas definidas para as quartas de final da Segunda Divisão Mineira


Mamoré, América de Teófilo Otoni, Guarani, Contagem, Poços de Caldas e Araxá estão classificados antecipadamente para as quartas de final do Campeonato Mineiro da segunda divisão, que apresentou mais uma rodada nesse fim de semana.

Grupo A

Juventus de Minas Novas 0x0 América de Teófilo Otoni;
Boston City 0x1 Valeriodoce, gol de João Pedro.

América está classificado em primeiro com (13). Valeriodoce (9) e Juventus (7) terão confronto direto no próximo sábado (dia 21) para decisão da segunda vaga da chave. Boston City (0) está eliminado e cumpre tabela.

Os jogos da última rodada serão todos disputados às 15h de sábado (21).
No Grupo A se enfrentam: América x Boston, Valeriodoce x Juventus.

Grupo B

Guarani 2×0 Atlético Três Corações, gols de Boby e Marcos Kayck;
Villa Real de Juiz de Fora 0x0 Poços de Caldas.

O grupo está definido com Guarani (12) e Poços de Caldas (10). Estão eliminados Villa Real (4) e Atlético Três Corações (3).

Haverá o confronto direto entre Poços e Guarani para decisão do primeiro lugar do Grupo. Por outro lado, Atlético joga em Três Corações recebendo o Villa Real para cumprimento de tabela.

Grupo C

Serranense 0x1 Contagem, gol de Guilherme Augusto;
Coimbra 3×1 Inter de Minas. Alex Paulino, Thomasel e Gustavinho anotaram os gols do Coimbra e Max fez para a equipe de Itaúna.

Contagem garantiu sua classificação com (12) pontos, à frente do Coimbra que chegou a (10) e está praticamente classificado. Inter de Minas aparece em terceiro com (7) e tem uma pequena chance de se classificar. Para isso terá que torcer por derrota do Coimbra que enfrenta o Contagem, no Estádio Gregorão e vencer de goleada, o Serranense, em Itaúna.

Atualmente o saldo de gols do Coimbra é de (10), enquanto o Inter tem déficit de (1) gol. 

Grupo D

Pirapora 1×6 Paracatu – Thailor (4) e Mário Victor (2) fizeram os gols do Paracatu; Wallace marcou o único do Pirapora.
Nacional de Uberaba 1×1 Araxá – Carlos Eduardo fez para o Naça e Brenno para o Ganso.

O Mamoré folgou na rodada do Grupo D e havia garantido o primeiro lugar ao chegar a (17) pontos. Com o empate no Uberabão, o Araxá foi a (14) e não poderá ser alcançado pelo Paracatu, que foi a (10) pontos. Nacional (6) e Pirapora (3) apenas cumprirão tabela no próximo sábado.

O Mamoré entra em campo sábado (21) às 15h, no Bernardo Rubinger, recebendo o lanterna Pirapora. No Frei Norberto, o Paracatu receberá o Nacional. Araxá está de folga e aguarda seu adversário das quartas de final.

Regulamento

Classificam-se para as quartas de final, os dois primeiros colocados em cada um dos grupos da fase classificatória, totalizando oito clubes.

Atenção para o artigo 9º do regulamento, que define uma questão importante e se diz respeito ao número de pontos conquistados na primeira fase, levando-se em conta que nos grupos A, B e C, de quatro equipes cada um, foram disputados 18 pontos no total. No Grupo D, com cinco equipes, 24 pontos foram disputados.

Art. 9º – Ao final dessa fase, a DCO publicará uma classificação geral dos clubes, que levará em consideração, em primeiro lugar, a porcentagem de aproveitamento das equipes em seu respectivo grupo. 

Outro detalhe importante desse artigo é quanto a primazia concedida as equipes de melhor campanha pela ordem.

§1º – Tal classificação geral servirá para definição dos confrontos das fases seguintes, sendo que os resultados nas fases seguintes, em hipótese alguma, alterarão a ordem da classificação geral.

O parágrafo a seguir, define os critérios de desempate:

§2º – Na hipótese de empate na porcentagem de aproveitamento, serão utilizados os demais critérios de desempate, nos termos do RGC.

RGC é a sigla de Regulamento Geral de Competições:

Atenção para o artigo 17 do RGC:

Art. 17 – Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, aplicam-se, sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) maior número de vitórias;
b) maior saldo de gols;
c) maior número de gols pró;
d) confronto direto;
e) menor número de cartões vermelhos recebidos;
f) menor número de cartões amarelos recebidos;
g) sorteio público na sede da FMF.
§ 1º – O critério “d” se aplica somente à hipótese de empate entre dois clubes, e, caso
o campeonato seja de turno e returno, serão considerados os dois jogos.
§ 2º – Os critérios de desempate se aplicam sempre em uma mesma fase, salvo disposição diversa do REC.

Por: Adamar Gomes