Federação oficializa interdição de Estádios

Estádio José Maria Melo, em Montes Claros

O Departamento de Futebol da FMF torna oficial a interdição de Estádios, de conformidade com a decisão lavrada no Termo de Audiência do Ministério Público de Minas Gerais, do último dia 20.

Assim, desde esta terça-feira, dia 21 de setembro, estão interditados os seguintes Estádios: Antonio Guimarães de Almeida (Tombos), Bernardo Rubinger de Queiroz e Zama Maciel (de Mamoré e URT), Ronaldo Junqueira (Poços de Caldas), João Havelange (Uberlândia), José Flávio de Carvalho (Itaúna), José Maria Melo (Montes Claros), Juca Pedro (Formiga), Waldemar Teixeira de Faria (Divinópolis).

De acordo com a Nota Oficial “ficam proibidas realização de quaisquer partidas entre associações praticantes de futebol profissional, nos referidos Estádios até sanarem as irregularidades apresentadas nos Laudos de Vistorias e, de notório conhecimento das associações disputantes de Campeonatos e Torneios nos aludidos campos.”

Segundo ainda a Nota: “Ficam notificados  e comunicados os clubes abaixo relacionados para no prazo prescricional e improrrogável até às 16:00 (dezesseis)  horas do dia 22 de setembro de 2010, para protocolarem  ofício indicando  o campo em que efetuarão seus jogos, sob pena de denúncia ao Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais.”

Os clubes relacionados são: “Sul Minas de Pouso Alegre, Guarani de Pouso Alegre, Uberlândia, Coimbra de Belo-Horizonte, Arsenal de Formiga, Funorte de Montes Claros e Mamoré.” O prazo até às 16 horas de hoje, como se vê, é para os clubes em atividades.

Para que o jogo de sábado entre Funorte e Mamoré, pela Taça Minas Gerais, se realize, o Funorte terá que indicar até às 16 horas de hoje um outro local, pela situação irregular do seu Estádio José Maria Melo. O prazo também é válido para o Mamoré.

Por: Adamar Gomes

Ministério Público interdita Estádios

Ministério Público do Estado de Minas Gerais interdita vários Estádios e pode paralisar os campeonatos em andamento.

O termo de audiência mostrado no site oficial da Federação Mineira de Futebol dá conta da não apresentação de laudos de engenharia de conformidade com a Portaria ME 124/09.

Depreende-se que para estes Estádios, foi certificado pelo Conselho Regional de Engenharia, o CREA-MG, que os laudos então apresentados não se encontravam em conformidade com os padrões mínimos estabelecidos pelo Decreto nº 6.795/09.

Segundo a nota, as entidades administradoras destes Estádios não estão autorizadas a designarem eventos esportivos para estes locais, até que a irregularidade seja sanada.

Entre os interditados estão os do Mamoré e URT, respectativamente, Estádios Bernardo Rubinger de Queiroz e Zama Maciel.

Os outros são: Estádio Antonio Guimarães de Almeida (Tombos), Estádio Ronaldo Junqueira (Poços de Caldas), Parque do Sabiá (Uberlândia), José Flávio de Carvalho (Itaúna), José Maria Melo (Montes Clar0s), Juca Pedro (Formiga), Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Divinópolis).

Por: Adamar Gomes

Roberto Miranda é o novo presidente

O repórter Marcos Machado, entre Sérgio Vita e Roberto Miranda

Roberto Túlio de Miranda, Robertinho, é o nome de consenso da URT para assumir a presidência.

Após várias reuniões, com a participação de diretores e conselheiros, o presidente do Conselho Deliberativo Roberto Miranda, foi o escolhido.

Anúncio oficial aconteceu na festa da Veterana na noite desta quinta (16) nas dependências do Estádio Zama Maciel.

A partir de agora, Robertinho vai indicar os demais nomes para os cargos da diretoria executiva e recompor o Conselho.

“É com muita alegria ter meu nome indicado para dirigir a gloriosa URT”, disse Roberto Miranda ao repórter Marcos Machado.

Já Sérgio Vita, o atual presidente, declarou: “Fico na URT, não do jeito que eu queria” e acrescentou: “Assumo meu lugar no Conselho e se os conselheiros assim o quiserem assumo também a presidência do Conselho”.

Por: Adamar Gomes
Foto: Toninho Cury

URT tem candidato a presidente

Nesta quarta, diretores e conselheiros da URT se reuniram para a composição da nova diretoria. Os nomes de presidente e vice estão definidos, porém só serão anunciados na noite desta quinta, num churrasco marcado para as dependências do Estádio Zama Maciel.

Atual presidente Sérgio Vita declarou que a Veterana está unida em torno de nomes de consenso, que terão a incumbência de montar o novo time para a disputa do Campeonato Mineiro do Módulo II em 2011.

Durante todo o dia de hoje, novos contatos foram realizados com o objetivo de definir todos os nomes que comporão a nova diretoria.

Por: Adamar Gomes

Toma posse a nova diretoria da TOPA

Domingo de festa no Estádio Zama Maciel, com a posse da nova diretoria da TOPA – Torcida Organizada Poeira Azul. A nova TOPA passa a contar com integrantes da Demônios Azuis. O novo presidente é Alexandre de Queiroz, tendo como vice e tesoureiro, Ígor Cunha.

Os outros membros da diretoria são: Radamés Brás (Gagá), Flávio Gomes (Bim), Gustavo, Gedean de Oliveira e João Otávio, além de Robson Rocha, como presidente de honra.

O encontro na manhã deste domingo, dia 29, contou com diretores, conselheiros e autoridades convidadas, além de um grande número de torcedores.

O presidente Sérgio Vita foi homenageado pela torcida e, na oportunidade, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Túlio de Miranda solicitou ao mesmo que continuasse à frente da agremiação até que se consiga um nome de consenso para dirigir a URT, visando às próximas temporadas.

Dr. Edno Brito (na foto abaixo, ao lado de Marcos Machado), Romero Meira, o conhecido Sabiá e Adenon Braga de Santana (Braguinha) foram os nomes cogitados nos últimos dias para assumirem o clube. Com a presença de Sérgio Vita por mais algumas semanas, o Conselho Deliberativo tentar unir forças para a formação de uma comissão gestora ou mesmo uma diretoria nos moldes tradicionais.

Além da parte festiva, a manhã domingueira foi também de futebol pelo Torneio Sub-17 da Liga Patense de Desportos, em que a equipe URT-Vila derrotou o Gold Sport por 4×1.

Por: Adamar Gomes e Marcos Machado
Foto da capa: Toninho Cury

TOPA fica mais forte

Após vários meses de negociação, consolida-se a união da Torcida Demônios Azúis à  Torcida Organizada Poeira Azul, fortalecendo ainda mais a mais a TOPA.

Haverá reunião neste sábado às 14 horas no Estádio Zama Maciel para que todos os componentes da torcida possam conhecer os modelos de uniformes e a definir os valores para aquisição dos mesmos.

Alexandre de Queiroz e Ígor dividem, provisoriamente, a presidência de tesouraria da TOPA, que conta com Gustavo, da Máfia Azul, como diretor de patrimônio, Bim no comando da bateria, Radamés como relações públicas e Robson, presidente de honra.

Está praticamente definida uma parceria com a torcida do Cruzeiro, que propiciará confecção de novas faixas e bandeiras e o lançamento de novos gritos de “guerra”.

A TOPA inicia a campanha do SÓCIO NÚMERO 1. Os contribuintes concorrerão à ficha número 1 de inscrição da Torcida e mais um kit completo, com camisa, adesivo e carteirinha personalizada. O sorteio está marcado para o dia 30 de setembro no programa BOLA NA REDE da Rádio Clube.

Por: Adamar Gomes
Foto: Toninho Cury e Wallisson Alves

URT faz 71 anos

No dia 9 de julho de 1939 nascia a União Recreativa dos Trabalhadores – URT. É dia de se lembrar do encontro histórico para a fundação do clube, que aconteceu no prédio de propriedade do Sr. Jovino Fernandes Canedo, na antiga rua Industrial, com presença de inúmeras pessoas, inclusive o Professor Zama Maciel, que abriu a sessão para organizar uma entidade recreativa e esportiva, contando com membros do Sindicato Operário de Patos de Minas. Esta antiga rua Industrial leva o nome, hoje, de Rua Vereador João Pacheco. E o palacete (como era conhecido) esta erguido na esquina com a rua Duque de Caxias, onde atualmente está instalado um Supermercado.

O nome União Recreativa dos Trabalhadores, a União como era chamada de início e depois URT foi sugerido pelo Sr. Divino Londi, um dos participantes do Sindicato Operário.

Primeira diretoria

Júlio Fernandes da Silva foi aclamado como primeiro presidente, à frente de uma diretoria que tinha a participação de Maria Altina Correia, Dolor Lourenço dos Santos, José Fernandes da Silva e Messias Feliciano Ferreira, nomes estes propostos por Tito Silva. Por uma sugestão de José Albino da Silva, a primeira diretoria foi escolhida por aclamação, contando com o apoio total dos participantes da reunião.

Posse

A posse da primeira diretoria da União Recreativa dos Trabalhadores aconteceu no dia 5 de agosto de 1939, tendo à frente o Sr. Júlio Fernandes da Silva.

(Estes dados foram extraídos da Ata da Sessão de fundação da União Recreativa dos Trabalhadores).

Títulos

Com 70 anos de existência evidente que são inúmeros os títulos conquistados pela URT, com suas equipes Profissional, Amadora e de Divisões de Base. No site do clube (www.urt.com.br) encontramos a relação completa das conquistas da Veterana. Cabe ressaltar a conquista do bicampeonato do Alto-Paranaíba nos anos 1955 e 1956. O título do Amador em 1980, após muitos anos sem uma conquista na Categoria. O Troféu conquistado no Centenário de Patos de Minas em 1992, nos jogos contra o rival Mamoré e o bicampeonato da Taça Minas Gerais em 1999 e 2000, propiciando a participação na Copa do Brasil em 2000 e 2001.

URT tem três participações na Copa do Brasil, tendo enfrentado o Fluminense no Zama Maciel e no Maracanã em 2000, o Mixto em 2001, em Patos e Cuiabá e em 2006, tendo eliminado o Londrina na primeira fase e perdendo para o Santos de Wanderley Luxemburgo no Zama Maciel, depois do terceiro lugar alcançado no Campeonato Mineiro de 2005, na primeira fase.

Atualmente a URT disputa o Campeonato Mineiro do Módulo II.

Hino

O Hino oficial da URT tem letra e música de Ibraim Francisco de Oliveira, que participou de várias diretorias da Veterana, inclusive como presidente.

A letra vem a seguir:

“É União Recreativa dos Trabalhadores
Azul e Branco são as suas cores, time de garra e de tradição
Velha Mangueira, com mil bandeiras sempre a tremular
E a galera sempre a vibrar, com as conquistas do seu campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.
Salve a celeste, esquadra azul do gigante forte.
É nos gramados desde o sul ao norte
Mostrando raça e exibição
Lutar, vencer, é este o lema que lhe deu as glórias
Grandes conquistas faz a sua história
Salve a celeste, salve o campeão
URT, tu és o símbolo de união, tu és a glória do esporte rei.
É o mais querido da região.”

Parabéns URT, pelos 71 anos de glórias.

Por: Adamar Gomes

URT inicia projeto da escolinha

A URT volta a apostar nas categorias de base e inicia neste mês de julho as suas escolinhas. Inicialmente o trabalho será desenvolvido com os jogadores das categorias Petiz, Pré-Mirim, Mirim e Sub-15. Com o sub-17 existe uma parceria com o Vila, que se extende até dezembro.

O diretor de esportes amadores, José Gumercindo de Souza acredita no sucesso do trabalho, que deverá ter início no próximo dia 19.

Haverá taxas de matrícula e mensalidade e a possibilidade de parcerias com outras agremiações, que dependem de negociações.

Na primeira reunião preparatória, além do diretor de futebol amador, José Gumercindo, estiveram presentes o presidente Sérgio Vita, o supervisor Valter José de Souza, o goleiro Jônatan, que trabalhou como auxiliar técnico de Zezito e Isaac, da Escolinha do PTC, que pode ser um dos parceiros.

Os atletas interessdo devem se dirigir à Secretaria da URT, no Estádio Zama Maciel. Informações pelo fone: 3821-0620.

Por: Adamar Gomes

URT anuncia volta das Escolinhas

O Presidente Sérgio Vita, da URT, com mandato até 31 de agosto deste ano, anunciou o início das atividades da escolinha com treinamentos no Estádio Zama Maciel, a partir da segunda quinzena de julho.

“É primordial a categoria de base e temos que realizar este trabalho”, falou o presidente da URT, apostando no surgimento de atletas que, futuramente poderão atuar na Veterana ou até serem negociados.

Quanto às finanças do clube, o presidente defendeu a criação de um quadro de sócios, com pagamento mensal, viabilizando as categorias de base e funcionamento normal do clube.

“Só com a renda de aluguel não conseguimos saldar nossos compromissos e vamos precisar dos torcedores”.

A diretoria trabalha para colocar as contas em dia e obter as certidões negativas necessárias para dar condição ao clube de reivindicar verbas públicas.

“Já há um parcelamento com o INSS. Quanto a FGTS falta pouco para regularizarmos. O IPTU já prescreveu e esperamos que a Prefeitura possa decretar a anistia”, acrescentou o Presidente.

Ele falou ainda sobre a dívida com credores, “que está por volta de 65 mil reais, sem contar o compromisso com alguns colaboradores, que não é muito complicado de se resolver”.

Sérgio Vita, sem citar nome de culpado ou culpados, contou sobre o e-mail que recebeu da CBF, via FMF. “A URT deixou de faturar 35 mil dólares da negociação do jogador Sandro, que foi cedido pelo Paraná a um clube da Turquia, embolsando 700 mil dólares. A URT como clube formador teria direito a 5% do valor da transação, mas não entrou com a documentação dentro do prazo legal”, disse o Presidente.

Por: Adamar Gomes

Vita deixa a URT no final de seu mandato

Sérgio Vita deixou bem claro na sua última entrevista, que não pretende continuar na URT. “Vou sair no dia 31 de agosto”. É quando vence o seu mandato.

Presidente admite erros na montagem do time, que fracassou na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Sobre a participação na Taça Minas Gerais, com início no dia 21 de agosto, a URT não participa “estritamente por dificuldades financeiras”, como disse o dirigente.  “Tentamos de todas as formas participar da competição. Nos últimos quinze dias fizemos uma avaliação minuciosa. Chegamos à conclusão que primeiro temos que zerar as contas”, é a explicação de Sérgio Vita. “Não queremos endividar o clube”, arrematou.

Vita, que tomou posse no dia 28 de agosto de 2008, ressaltou os jogadores revelados nas categorias de base, o apoio do torcedor, que compareceu aos jogos e os que aderiram ao programa do Sócio-torcedor e o apoio dos companheiros de diretoria.

Agradeceu ainda aos empresários da Forte Acabamentos (Sabiá), pela doação do lote próximo à Escola Agrícola, que será o motivo de mais uma promoção do clube, em andamento.

Nos dias finais de sua gestão, Sérgio se dedica à organização interna, para deixar uma melhor estrutura para o próximo presidente.

Por: Adamar Gomes
Foto: Lu Nunes