Módulo II começa em fevereiro

Último jogo da URT no Módulo II 2008 - 1x1 contra o Itaúna no dia 25 de maio

Último jogo da URT no Módulo II 2008 - 1x1 contra o Itaúna no dia 25 de maio

O Módulo II do Campeonato Mineiro de 2009 vai começar no dia 11 de fevereiro, numa quarta-feira e o encerramento no dia 26 de abril. Foi o que ficou decidido no Conselho Técnico que está acontecendo neste momento na sede da Federação Mineira de Futebol, em Belo-Horizonte.

O sistema de disputa é o mesmo utilizado em 2008, todos jogando entre si em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados para o Módulo I de 2010 e os dois últimos sendo rebaixados para a chamada Terceirona.

Dos doze participantes, dez estão confirmados: URT, Araxá, Formiga, Itaúna, Democrata de Sete Lagoas, Caldense, Poços de Caldas, Ideal de Ipatinga, Ipatinga e Valério de Itabira. Os outros dois serão conhecidos ao final do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (Terceirona), que está em disputa.

Inscrição de atletas

As inscrições de jogadores para a disputa do Módulo II poderão ocorrer até o dia 16 de março de 2009.

Números

A prevalecer a previsão de datas da FMF para início e fim do Campeonato, serão apenas 74 dias para a disputa de 22 rodadas com um total de 132 partidas. Considerando o início de treinamentos da URT no dia 6 de janeiro, conforme cronograma da diretoria, podemos dizer que o Trovão Azul estará em atividade com os seus profissionais em 2009, incluindo pré-temporada e disputa do Módulo II, durante 110 dias.

(AG)

FMF chama clubes para o Conselho Técnico

Presidente da URT Sérgio Vita e o repórter Fausto Mundim

Presidente da URT Sérgio Vita e o repórter Fausto Mundim

FMF marcou para quinta-feira, dia 13, às 14 horas, a reunião do Conselho Técnico do Módulo II do Campeonato Mineiro, com a participação da URT, que deve ser representada pelo seu presidente Sérgio Vita e o gerente de Futebol Morais.

Participam da competição da Federação Mineira de Futebol, doze associações, sendo que duas delas só serão conhecidas ao final da Segunda Divisão (a Terceirona) que está em disputa e que mostra da nossa região, o Nacional de Uberaba.

Ipatinga e Democrata de Sete Lagoas rebaixados no Módulo I neste ano de 2008 são as novidades do próximo certame da segundona.

As dez associações confirmadas são: URT, Araxá, Formiga, Itaúna, Democrata de Sete Lagoas, Caldense, Poços de Caldas, Ideal, Ipatinga e Valeriodoce.

(AG)

Veterana observa jogadores para o elenco 2009

URT aguarda o chamado da Federação Mineira de Futebol para participar do Conselho Técnico do Módulo II, que vai decidir tudo sobre a competição de 2009.

Enquanto isto a diretoria está trabalhando, “nos bastidores”, como ressaltou o presidente, em busca de parcerias e de nomes para comissão técnica e elenco de jogadores, com base nas observações que estão sendo feitas pelo gerente de futebol, Morais.

Sérgio Vita desmente a contratação do treinador, mas não esconde que alguns contatos foram mantidos. “Não é interessante que se divulgue qualquer que seja a negociação, até por questões éticas”, afirmou o Presidente.

Capacidade, histórico e entendimento quanto à realidade financeira do clube, são os atributos exigidos para o cargo de treinador, no entender do comandante da URT.

Novo Projeto

Sérgio Vita falou também sobre o novo projeto para o Estádio “Zama Maciel”, elaborado pela Engenheira Maria Cristina Tolentino Rezende. O projeto é simplificado e terá condições de ser executado até o final do ano. O projeto passará agora por análise do Corpo de Bombeiros.

(AG)

Realizada a vistoria no ZM

O Estádio “Zama Maciel” recebeu na manhã desta sexta-feira, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, para a vistoria técnica exigida pela Federação Mineira de Futebol, com vistas à disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2009.

O resultado do laudo só poderá ser divulgado pelo comando da corporação, em Belo-Horizonte, mas a princípio, o trabalho foi realizado dentro da normalidade, fazendo crer que a URT não vai ter problemas. A diretoria está providenciando um outro projeto com o objetivo de aumentar a segurança dos torcedores.

A capacidade do Estádio deve aumentar, pois foi acrescido o espaço atrás do gol da Avenida Paranaíba, não  utilizado este ano. Houve melhorias naquele setor de arquibancada e a retirada de um Barzinho que funcionava nas imediações, assim como a reforma na parte elétrica.

O alambrado foi totalmente repintado e o setor de banco de reservas e cabines de rádio também receberão um toque especial. Os bombeiros, com a fita métrica, conferiram as saídas de emergência, que ganharam novos espaços.

Acompanharam a vistoria, representantes da diretoria celeste, como Osvaldo Brito, Gumercindo, Alderico Custódio e o secretário Gilberto Luís da Silva, assim como o repórter Fausto Mundim, da Rádio Clube.

(AG)

Vistoria no Zama Maciel

Estádio Zama Maciel aguarda vistoria

Estádio Zama Maciel aguarda vistoria

Está marcada para às 9 horas da manhã desta sexta-feira, a vistoria da Polícia Militar no Estádio “Zama Maciel”, cumprindo exigências da Federação Mineira de Futebol para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2009.

O Departamento de Patrimônio encomendou um novo projeto para o Estádio à engenheira Dra. Maria Cristina, para cumprir exigências descritas no Termo de Ajuste de Conduta firmado junto à Promotoria Pública.

Para o presidente Sérgio Vita, “O Estádio Zama Maciel terá plenas condições de ser utilizado no Módulo II”. O espaço localizado atrás do gol da Avenida Paranaíba volta a ser ocupado, com a recuperação das arquibancadas, que foram interditadas no início do ano.

(AG)

Parcerias importantes

Não há dúvida que as parcerias firmadas há pouco por Mamoré e URT são extremamente importantes. Do ponto de vista da formação das categorias de base, a atitude é completamente correta, pois tanto URT quanto Mamoré precisam formar os seus jogadores, para que possam colher frutos a médio e longo prazo.

Foram várias tentativas para a formação das equipes juniores, frustradas por diversos fatores, como parcerias mal planejadas e que envolviam um custo muito elevado.

Neste quesito, a dupla patense está no caminho certo.

Mamoré buscou o 15º BPM como parceiro. A parte do Sapo é selecionar jogadores, um trabalho desenvolvido pelo departamento de futebol através de Walério Melo, com o suporte da diretoria de José Soares Filho – Zezé do Cartório. O custo financeiro é relativo a um funcionário-zelador daquela praça de esportes.

O Batalhão cede seu campo de futebol, para o desenvolvimento de todos os trabalhos de peneirada e treinamentos, piscinas, vestiários e toda uma estrutura necessária.

A URT fechou com o Vila Esporte Clube, que entra com sua Escolinha nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e sub-17 e toda a estrutura do Estádio Batistão. URT é forte no nome, como integrante do Módulo II do Campeonato Mineiro e pretende dar o suporte necessário para dar sequência à carreira dos que estão iniciando hoje a sua caminhada no futebol.

Em caso de negociação futura, o Vila teria a participação de 20% no valor destinado à URT.

URT-Vila é a equipe que já está disputando o Torneio Regional Sub-17 da Liga Patense de Desportos, sob o comando do treinador Luís Alberto.

O caminho é este. E a conclusão só pode ser esta: tem tudo para dar certo, tanto para URT quanto para Mamoré.

(AG)

Morais fala do planejamento da URT

José Geraldo Martins – MORAIS – gerente de futebol da URT avalia como positiva a parceria firmada entre o Trovão Azul e o Vila Esporte Clube, objetivando a formação de atletas nas categorias de base.

O Vila dispõe de estrutura elogiável, com a Escolinha do Luís Alberto, que disputa os torneios nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil.

O Torneio Regional sub-17, organizado pela Liga Patense de Desportos, será a primeira competição para a equipe URT-Vila.

“Não deve haver pressão em cima deste grupo”, comenta Morais. Segundo ele “o trabalho só pode ser avaliado a longo prazo”. O gerente de futebol afirma que “tem tudo para dar certo”.

Profissional

Sobre a equipe profissional da URT, a diretoria segue o seu planejamento, com visitas a várias empresas em busca de parcerias. O clube celeste aguarda a convocação da FMF para o Conselho Técnico do Módulo II, que deverá se iniciar em Janeiro de 2009.

A diretoria vem estudando alguns nomes para a formação da Comissão Técnica e do grupo de jogadores. “Acho que o treinador deve conhecer a realidade da URT e do módulo II”, fala Morais.

(AG)

URT faz parceria com Vila

URT e Vila acertam parceria por dois anos com o objetivo de revelar jogadores. O VEC entra com sua estrutura física, incluindo o Estádio “Batistão” na Vila Garcia e com sua categoria de base, formada por Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Sub-17.

Trovão Azul participa com a Comissão Técnica, que terá como treinador Luís Alberto. As despesas de participação no Torneio Regional Sub-17 serão divididas meio a meio. Caso algum atleta seja negociado neste período, caberá ao Vila Esporte Clube a participação de 20% no total da transação.

Para o presidente da URT, Sérgio Vita, a parceria “vai manter o clube em atividade” e os “frutos serão colhidos a médio e longo prazo”.

Almir Justino Pereira, presidente do Vila, comentou os vários jogadores de sua equipe que estão atuando fora de Patos de Minas, resultado do trabalho que vem sendo realizado já há algum tempo.

O contrato da parceria URT-Vila será assinado brevemente pelas partes.

(AG)

URT tem nova diretoria

A nova diretoria da União Recreativa dos Trabalhadores – URT, foi eleita nesta segunda, dia 25, na sede social do clube, na Avenida Brasil, tendo à frente o empresário Sérgio Adriano Soares Vita. Com ele estão os vices-presidentes Alfredo Mitio Nakao (Administrativo), Dr. Edno de Oliveira Brito (Patrimônio), Fulgêncio Maria Bontempo-Fufu (Financeiro) e Adenon Braga de Santana (Futebol).

Dezoito conselheiros participaram da reunião e todos foram favoráveis à única chapa inscrita, “Reviva a URT”. Um ambiente de muita tranqüilidade, apesar das dificuldades encontradas pelo clube “celeste”.

Objetivo da diretoria é unir todas as forças em busca de melhores dias para a “veterana”, dotando a associação de estrutura necessária para equilibrar suas finanças e planejar o futuro.

A preocupação imediata é de conter ações trabalhistas que têm incomodado bastante, principalmente a do atleta Jean Charles, que se arrasta a três anos, atingindo mais de R$ 50 mil reais. Por isso o Estádio “Zama Maciel” mais uma vez está indo a leilão no próximo mês.

Uma comissão está encarregada de levantar o valor e outra busca acordo entre as partes para resolver o problema.

O novo presidente Sérgio Vita espera contar com todos os diretores, conselheiros e a comunidade patense de um modo geral para que, novamente, a URT possa levar ao seu “Estádio” os torcedores, muitos deles, já desanimados com o clube, o que pode ser mostrado pelo número de pagantes baixíssimos nos últimos anos de disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro.

(AG)

Fotos: Fausto Mundim

Eleição na URT fica para segunda

Ficou para a próxima segunda-feira, dia 25, às 19 horas, a reunião do Conselho Deliberativo da União Recreativa dos Trabalhadores, para eleição da nova diretoria. Na data anteriormente prevista, que seria na sexta, dia 22, não houve a possibilidade da reunião, por motivo de viagem do candidato a presidente, da única chapa inscrita.

A chapa é encabeçada por Sérgio Adriano Soares Vita e tem como Vice-Presidente Administrativo, Alfredo Jesus Mitio Makao. O vice financeiro é Fulgêncio Maria Bontempo. Dr. Edno de Oliveira Brito ocupa o cargo de vice-presidente de Patrimônio. O vice de futebol é Adenon Braga Santana.

Conforme já publicado, segundo Sérgio Vita, “os nomes foram resultado de discussões no último mês, com as diferentes correntes que fazem parte da história recente da URT”. Acrescenta o candidato a presidência, “estamos abertos a sugestões e críticas. Qualquer contribuição será bem recebida pela nossa equipe.

(AG)