Virada espetacular leva URT para a 2ª fase da Série D do Brasileiro

Um segundo tempo de tirar o fôlego do torcedor. Uma virada fenomenal da URT contra o Espírito Santo no Estádio Zama Maciel, na noite deste domingo (27), na rodada final da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O Santão marcou dois gols em sete minutos: Baiano aos 5 e Vitinho aos 7. URT diminuiu aos 16, numa cabeçada fatal de Pavone. Foi o terceiro gol dele na competição.

No Moacyrzão, o Itumbiara, que disputa a segunda posição do grupo A12 com a URT, estava vencendo o Macaé por 2×0. Com isso, o Trovão teria que fazer mais três gols, para superar o time goiano no número de gols marcados e ficar com a vaga. A reação celeste foi espetacular em um segundo tempo quase impecável. 

Aos 24:30, Jean Carioca decretou 2×2, após bate e rebate na área do time capixaba. Aos 35min foi a vez do garoto de 19 anos, da categoria de base, Felipe Souza, marcar o gol da virada, numa jogada que contou com outro garoto, Ian Augusto. Foi o primeiro gol de Felipe no time profissional, ele que é o atual artilheiro da Copa Amapar, com 18 gols anotados. 

E o Felipe não parou por aí. Aos 39min marcou o gol que faltava ao Trovão Azul para se classificar. Nesse lance, o atacante oportunista aproveitou rebote do goleiro, depois de uma finalização de Rafael Oller. Bola na Rede: 4×2 para a URT, que conseguiu sua classificação para a sequência da Série D.

URT

Marcão, Rafael Compri, Ralph (Ian Augusto), Diego Borges e Pavone; Diogo Orlando, Douglas Maia (Felipe Souza), Tarta (que recebeu o terceiro cartão amarelo) e Jean Carioca; Rafael Oller e Adriano Paulista (Fábio Gama). Treinador: Rodrigo Santana.

Douglas Maria e Fábio Gama também receberam cartão amarelo.

Espírito Santo

Camilato, Baiano, Raniéri, Lucas e Serrano; Caetano, Rodrigo, Jean e Bersan (Adrien); Vitinho (Paulo) e Mael (Henrique). Treinador: Rafael Soriano (expulso aos 26 do 2º tempo).

Receberam cartão amarelo: Baiano, Raniéri, Lucas, Rodrigo, Jean e Mael.

O técnico Rodrigo Santana não contou com o volante Jô, com três cartões amarelos e o atacante Tony, expulso na partida em Itumbiara. Outro ausente foi o zagueiro Rodolfo, que acabou se transferindo para o Confiança, de Sergipe, que está disputando a Série C do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, Diogo Orlando, que havia cumprido a suspensão automática de sua expulsão em Macaé, retornou ao time Celeste.

Luíz Cláudio Sobral foi o árbitro da partida, auxiliado por Bruno César Chaves Vieira e Francisco Chaves Bezerra Júnior, todos da Federação Pernambucana. Quarto árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel. Analista de campo: Renato Cardoso Conceição.

O outro jogo do Grupo A12 neste domingo reuniu Macaé e Itumbiara, no Estádio Moacyrzão, com a vitória do Itumbiara por 2×0. 

Macaé terminou em primeiro com 11 e a URT em segundo com 10. Itumbiara foi o terceiro também com 10 e o Espírito Santo se despediu com apenas 2 pontos. URT ficou com a vaga pelo número de gols marcados, já que houve empate com o Itumbiara em número de vitórias (3), saldo de gols (+2). URT marcou 10, sofreu 8 e o Itumbiara fez 8 e sofreu 6).

Pelo diagrama da CBF, o adversário da URT na segunda fase será o Treze de Campina Grande (Paraíba). O primeiro jogo será em Patos de Minas e o segundo no interior da Paraíba.

Participações

Essa é a terceira participação seguida da URT na Série D do Campeonato Brasileiro.

2016
Foram seis jogos na primeira fase diante de Volta Redonda, Desportiva do Espírito Santo e Goianésia de Goiás. O Trovão passou em segundo lugar e se classificou para enfrentar novamente o Volta Redonda, empatando em Patos de Minas em 1×1 e perdendo fora de casa por 2×0.

2017
Na sua melhor participação, a URT realizou 12 jogos. Na primeira fase, foram seis partidas, enfrentando Portuguesa Carioca, Itumbiara e Audax-Osasco de São Paulo. Classificou-se em segundo lugar no grupo e enfrentou a Portuguesa em mais duas partidas, vencendo no “Mangueirão” por 1×0, empatando na Ilha do Governador em 1×1.
Na terceira fase, Trovão eliminou o Villa Nova em dois empates: 0x0 em Patos de Minas e 1×1 em Nova Lima. Finalmente, na quarta fase, a URT foi eliminada pelo Globo do Rio Grande do Norte. Depois de vencer no “Zama Maciel” por 1×0,  Trovão perdeu pelo mesmo placar em Ceará-Mirim e caiu nos pênaltis por 3×2.

2018
A URT enfrentou Macaé, Itumbiara e Espírito Santo, na primeira fase. Foram duas vitórias sobre o Itumbiara: 2×0 em Patos de Minas e 1×0 no Estádio JK. Perdeu as duas para o Macaé: 2×1 no “Mangueirão” e 3×1 no “Moacyrzão”. Contra o Espírito Santo, adversário deste domingo, o Trovão empatou no primeiro turno em 1×1, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. E, neste domingo, no Estádio Zama Maciel, a virada histórica do Trovão por 4×2.

AGesporte / Fotos: Toninho Cury