A patense Vanessa, da Lazio, de férias em Patos de Minas

A patense Vanessa Pereira, que disputou a temporada 2018/2019 do campeonato italiano de futsal pelo Ternana, da cidade de Terni, está em Patos de Minas, aproveitando as férias ao lado dos pais e familiares. Com oito indicações, Vanesa conquistou o trofeu de “melhor do mundo” em três oportunidades, 2010, 2011 e 2012. 

Nesta sexta (5), Vanessa foi a entrevistada do programa Bola na Rede da Rádio Clube 98, coincidentemente um ano após a entrevista em 2018. 

Caminhada de sucesso

Vanessa começou suas atividades esportivas desde os cinco anos de ida. Residiu por 14 anos dentro da Escola Adelaide Maciel, na rua Rio Grande do Norte, em Patos de Minas, pois seus pais eram ajudantes de serviços gerais no estabelecimento.

As brincadeiras na quadra da escola e os primeiros chutes na companhia do amigo Cicinho, estimularam o seu gosto pelo futebol. Teve a oportunidade de formar com outras meninas a primeira equipe feminina de Patos de Minas e participar dos Jogos da Juventude, graças também ao empenho e treinamento do professor Gildo. Aos 12 anos, entrou na escolinha WM, sob orientação do professor Epitácio.

Com 17 anos, Vanessa deixou Patos de Minas para atuar pelo Minas de Governador Valadares e, de lá, para o Kindermann de Caçador (SC), depois Uno-Chapecó (SC). Partiu para a Europa, atuando por seis meses pelo Burella da Espanha, retornando à equipe chapecoense.

Não demorou muito e Vanessa retomou a sua trajetória na Europa, para defender o Ichnusa Sinnai, chegando até a fase semifinal da LIga Italiana e sendo artilheira, em 2016. No ano seguinte, foi artilheira da Copa Itália, despedindo-se da equipe para defender o ASD Pescara, para disputar mais uma temporada no futsal italiano. 

Em fevereiro de 2018, a atleta patense foi apresentada com a camisa do Jimbee Roldán, da Espanha. De lá, seguiu novamente para a Itália para defender a equipe Ternana, da cidade de Terni, de pouco mais de 103 mil habitantes. Antes das férias no Brasil, Vanessa deixou encaminhada mais uma transferência e durante essa semana fechou contrato com a Lazio Calcio a 5, de Roma, onde vai estrear no campeonato italiano, a partir de agosto. 

Na entrevista no Bola na Rede, Vanessa disse que, mesmo defendendo a Lazio de Roma, continuará residindo em Terni, onde tem uma legião de amigos e foi bem recebida. 

A patense Vanessa está com 31 anos de idade (2fev88) e tem no seu currículo, além dos já citados, outras conquistas importantes. Foi Campeã da Copa do Mundo em 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Em 2011 e 2013, melhor jogadora do sul-americano de clubes. Em 2012 e 2013, campeã sul-americana de clubes, tetracampeã da Copa do Brasil.

Por: Adamar Gomes – Fotos: Matheus Alves