Ouro Verde campeão invicto do Regional da Liga Patense de Desportos

A grande final do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos teve decisão inédita no Estádio Antonio Albino de Moura, em Arapuá, na tarde deste sábado, 22 de outubro. Decidiram o título os times com as duas melhores campanhas ao longo da competição, que se iniciou no dia 16 de julho com 14 equipes.

O Ouro Verde terminou com 29 pontos em 11 jogos disputados e o Tirense com 24 pontos e igual número de partidas. Ouro Verde campeão com o 1×1 no jogo de volta, depois de ter conquistado um triunfo importante no campo do adversário, por 2×0, no sábado anterior.

O zagueiro Helbert, do Tirense, abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, dando ânimo à equipe visitante, que precisaria marcar mais um para, pelo menos, levar a decisão para a marca do pênatli.

No segundo tempo, aos 45 minutos, foi expulso o camisa 12 do Ouro Verde, o goleiro que estava no banco de reservas, Matheus, por tentar retardar a partida. A partir daí, começou o empurra-empurra entre os jogadores, instalando-se uma confusão geral, que só foi contida com o uso do gás de pimenta pelo policiamento presente. O árbitro Sílvio Monteiro Braga expulsou também os jogadores Rogério (Ouro Verde) e Morcego (Tirense). Serenados os ânimos, a arbitragem autorizou o reinício da partida, após 12 minutos de paralisação, avisando que seriam acrescidos mais cinco minutos.

Para não perder a sua invencibilidade no Campeonato, o Ouro Verde conquistou o seu gol de empate, aos 60 minutos, através de Giovani, consolidando a conquista pela primeira vez, do Regional. Placar final: 1×1.

O Ouro Verde, do técnico Johnatan Alemão, havia conquistado em 1999, a Taça Patos, enquanto o Tirense, do técnico Ivanzinho, conquistou em 1993, o título do Campeonato Amador da LPD.

Sílvio Monteiro Braga apitou o jogo, auxiliado por Rodrigo Francisco e Valmir Amaral. José Mozar foi o quarto árbitro e Lucimara Ferreira, a representante.

O presidente Clécio Caetano Pereira e o diretor-geral Cássio Luiz Ribeiro Duarte, comandaram a entrega da premiação do Campeonato, principalmente os trofeus aos campeão e vice, Ouro Verde e Tirense.

Participantes

Participaram do Campeonato Regional 2022, as seguintes equipes:

Grupo A: Santa Cruz (16), Celebridades/Vítor Películas (11), Vazante (10), JBS-Patos (8) – classificados;
Dínamo de Araxá (7), Novo Andorinhas (4) e Red Bull-Rio Paranaíba (2) – eliminados.

Grupo B: Ouro Verde (16), Tirense (15), Paranaíba (11), Niteroi (9) – classificados;
Nacional da Serra (7), Ibiá (3), Projeto Na Trave de Carmo do Paranaíba (0) – eliminados.

Quartas de final

Ouro Verde x JBS – 4×0 – 6×3
Tirense x Vazante – 2×1 – 2×0
Santa Cruz x Niteroi – 0x1 – 1×1
Celebridades x Paranaíba CP – 1×2 – 1×1

Semifinal

Ouro Verde x Niteroi – 1×0 – 1×2
Tirense x Paranaíba – 1×2 – 3×1

Final

Ouro Verde x Tirense – 2×0 – 1×1

Por: Adamar Gomes