URT completa 83 anos de existência

Se o ano não foi o esperado pela família uerretense, com o rebaixamento para o Módulo II do Campeonato Mineiro e a eliminação na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, pelo menos há motivos para a comemoração dos 83 anos da agremiação, fundada no dia 9 de julho de 1939.

As conquistas ao longo de todos esses anos deixam os torcedores do Trovão Azul á vontade para festejar a data e de almejar dias melhores para a tradicional equipe azul e branca de Patos de Minas.

Afinal, são 42 disputas em competições estaduais, sendo 23 na primeira divisão, cuja melhor sequência foi encerrada agora em 2022, com nove torneios seguidos desde o acesso conquistado em 2013.

São sete Copas do Brasil, com 12 jogados disputados contra Fluminense, Mixto de Cuiabá, Londrina, Santos, Luverdense, Paraná, Coritiba, Vila Nova de Goiânia e Avaí, alguns deles de ida e volta, como o tricolor, no Zama Maciel e no Maracanã no ano 2000.

Na antiga Série C de 1995, quando não existia a Série D, com a equipe patense medindo forças com Uberlândia, Botafogo de Ribeirão Preto e Mirassol.

A Série D do Campeonato Brasileiro, com cinco participações, incluindo a atual, que termina no próximo dia 16 de julho. O Trovão Azul teve oportunidade de enfrentar clubes cariocas (Volta Redonda, Portuguesa e Macaé), paulistas (Osasco-Audax, Ituano, Ferroviária e Inter de Limeira), goianas (Goianésia e Itumbiara), capixabas (Desportiva Ferroviária, Espírito Santo, Serra, Real Noroeste e Nova Venécia), do Distrito Federal (Brasiliense), da Bahia (Bahia de Feira), além de equipes mineiras (Villa Nova, Pouso Alegre e Caldense). As viagens mais longas foram a Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte e Campina Grande, na Paraíba. 

Devido a estas competições nacionais, o nome da agremiação apareceu no RNC, Ranking Nacional de Clubes da CBF.

O torcedor não se esquece das grandes campanhas ao longo dos 83 anos, dentro do profissionalismo, mas dentro do amadorismo também. Foram títulos conquistados no âmbito da Liga Patense de Desportos e em nível regional, como o bicampeonato do Alto-Paranaíba e Triângulo em 1955-1956.

Ao programa Bola na Rede da Rádio Clube 98, no dia dos 83 anos da URT, a presidente Maria Isabel Pimenta Rocha, que teve seu mandato ampliado até novembro, falou em formar um time competitivo para “brigar” no Módulo II do ano que vem e retornar às principais competições.

A presidente voltou a falar em novo Estádio, um sonho da galera celeste patense. Algumas empresas demonstraram interesse com propostas de reaproveitamento do espaço do Estádio da Avenida Brasil, com a construção de uma nova Arena. Porém, tudo está ainda na fase de estudo, esperando-se que nos próximos 90 dias poderá ser concretizado.

Em meio a tudo isso, o Conselho Deliberativo fará reunião na próxima segunda-feira, para alteração de alguns ítens do Estatuto da entidade, buscando adaptá-lo para melhor funcionamento da máquina administrativa. A votação será o dia todo na sede da Avenida Brasil.

Parabéns, URT, pelos 83 anos de glórias e conquistas!

Por: Adamar Gomes